Mais de 40 mil servidoras e servidores marcharam contra a Reforma Administrativa 
                
                     Publicada em
                                            29/10/25
 Publicada em
                                            29/10/25
                        
                                                     Atualizada em
                            29/10/25 18h13m
 Atualizada em
                            29/10/25 18h13m
                            
                                                 224 Visualizações
 224 Visualizações
                        
                                    
            
            Sedufsm participou de atividades na capital federal nesta terça, 28, e quarta, 29
 
                            A quarta-feira, 29, começou com grande mobilização na capital federal. A partir das 9h, mais de 40 mil servidoras e servidores públicos de diversas categorias se reuniram em frente ao Museu Nacional da República para dar início à Marcha Nacional Unificada dos Serviços Públicos contra a Reforma Administrativa. A secretária-geral da Sedufsm, Neila Baldi, esteve presente à manifestação, que seguiu até as proximidades do Congresso Nacional.
Neila avaliou como necessária a mobilização, uma vez que o Congresso Nacional “presenteou a classe com a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição”. Para ela, beira à piada de mau gosto que 171 parlamentares tenham assinado a proposta cujo número é 38. “É claro que a extrema direita quer exterminar o serviço público”, disse a dirigente.
Na quarta, 28, Dia da e do Servidor Público, Neila participou, também, de ato no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. Na ocasião, docentes de diversas regiões do país e representantes de outras categorias do funcionalismo federal recepcionaram as e os parlamentares com protestos contra a Reforma Administrativa, que, desde a última sexta-feira, 24, começou a tramitar na Câmara.

Quinta de mobilização na UFSM
Enquanto ocorria a Marcha em Brasília, a Sedufsm promovia, na UFSM, nova plenária para debater a Reforma Administrativa, com a participação da Assufsm e do DCE. O debate, que contou com explicação do advogado Heverton Padilha sobre os efeitos desastrosos da PEC 38/2025, foi transmitido pelo Youtube da seção sindical.
E, dando sequência às atividades de mobilização contra a Reforma Administrativa, definidas na assembleia docente do dia 7 de outubro, a Sedufsm promove, nesta quinta-feira, 30, às 9h30, uma reunião no Auditório Sérgio Pires (prédio 17, da Geociências), destinada a professores e professoras do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).
Ainda na quinta, das 11h30 às 13h30, diretoras, diretores e docentes da base realizam panfletagem no arco de entrada do campus sede da UFSM, em Camobi.
Texto: Bruna Homrich, com informações de ANDES-SN
Fotos: ANDES-SN
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
                 Galeria de fotos na notícia
 Galeria de fotos na notícia
            
            
             
             
                