Jazz em Palmeira, um romance para quem ama música
Publicada em
07/11/25
Atualizada em
07/11/25 10h14m
308 Visualizações
Livro de Gérson Werlang é a dica do professor Orlando Fonseca desta sexta-feira (7)
Nesta sexta, 7 de novembro, a dica cultural é do professor aposentado do departamento de Letras Vernáculas da UFSM, também escritor, Orlando Fonseca. A sugestão é a leitura de “Jazz em Palmeira”, o terceiro romance de Gérson Werlang, professor do departamento de Música da UFSM, que já publicou também poesias e ensaios sobre música e literatura.
‘Jazz em Palmeira’ é sobretudo feito de histórias de pessoas em que a música é fundamental em suas vidas. A obra, que foi lançada na Feira do Livro de Santa Maria e, no último sábado, 1º de novembro, lançada também na Feira de Porto Alegre, possui 264 páginas e pode ser encontrada por 60 reais na Memorabilia.
Confira a dica abaixo:
“O mote do retorno sempre rende boas histórias, e o jazz que Gerson Werlang traz em seu novo livro embala as venturas e desventuras de Daniel rumo ao interior do Rio Grande do Sul e, em especial, ao seu passado. A menção à música não é gratuita, pois o improvável projeto de praticá-la em Palmeira do Campo se mostra quase como desculpa para que o jovem pianista recupere fatos do passado de sua família, melhore sua autoestima e o prepare para viver uma experiência plena de novos valores.
Depois da morte do pai, no Rio de Janeiro, ele chega de trem na cidadezinha de sua infância, disposto a pôr em prática o seu objetivo de viver da música. Mas tudo o que consegue são algumas audições no clube local, aulas particulares e como docente de uma das escolas dirigidas por freiras, além de muitos concertos de pianos (bem entendido, com o devido “s”: recuperação de instrumentos desafinados ou deteriorados). No entanto, as coisas passam a seguir um ritmo diferente – o jazz é assim, feito de improvisos -, quando é impedido de continuar com as apresentações no clube, e ainda quando se depara com uma bela jovem noviça, também amante da música e cheia de mistérios.
Aliás, mistérios também vão sendo desvendados a respeito das antigas relações de seu pai e da pouco explicada “morte” da sua mãe. Vida que segue, o jazz também pode arrematar a melodia em um final surpreendente: é o que o leitor poderá encontrar neste romance – o terceiro escrito pelo autor – que também já lançou obras de poesia, biografia e memória e de ensaio sobre música e literatura. A produção editorial da Memorabilia é caprichada e faz jus ao trabalho de Gérson Werlang. Vale muito a leitura.

Orlando Fonseca
Professor aposentado do departamento de Letras Vernáculas da UFSM e também escritor.
Resumo
O que: Livro “Jazz em Palmeira”
Autor: Gérson Werlang
Páginas: 264
Preço: R$ 60,00
Editora: Memorabilia.
Imagens: Arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)
Galeria de fotos na notícia