Diretoria da Sedufsm divulga apoio à greve das e dos professores municipais de Santa Maria
Publicada em
07/11/25
Atualizada em
07/11/25 18h42m
55 Visualizações
Categoria paralisa contra a Reforma da Previdência proposta pelo Executivo municipal
Nesta sexta-feira, 7 de novembro, a diretoria da Sedufsm divulgou nota em apoio à greve das e dos professores da rede municipal de ensino de Santa Maria. Paralisada desde a última quarta, 5 de novembro, a categoria se mobiliza contra a tentativa do Executivo municipal (liderado pelo prefeito, Rodrigo Decimo, e pela vice, Lúcia Madruga) de impor uma reforma previdenciária que ataca direitos das e dos servidores municipais.
Em seu site, o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) explica que a reforma (protocolada essa semana na Câmara de Vereadores) aumenta o tempo de contribuição, eleva as alíquotas de desconto previdenciário e reduz garantias conquistadas ao longo de décadas.
Leia, abaixo, a nota da diretoria da Sedufsm em apoio à greve da rede municipal de ensino.
"NOTA DE APOIO À GREVE DOS/AS PROFESSORES/AS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (SEDUFSM) manifesta seu apoio irrestrito e solidário à greve deflagrada em 05 de novembro de 2025 pelos professores/as da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Reconhecemos a importância e a inquestionável legitimidade da pauta apresentada por esta categoria, que se encontra na linha de frente da educação pública. Este movimento paredista não é apenas um ato pela valorização da carreira docente e de defesa intransigente dos seus direitos; é um ato de resistência em defesa do futuro da educação de Santa Maria.
O principal motivador desta justa mobilização é o ataque direto representado pela proposta de Reforma da Previdência Municipal, encaminhada pela Prefeitura à Câmara de Vereadores. Tal proposta aumenta o tempo de contribuição, eleva as alíquotas de desconto previdenciário e reduz as garantias conquistadas ao longo de décadas. A Sedufsm repudia veementemente esta iniciativa, que consideramos um grave e inaceitável retrocesso aos profissionais da área. Trata-se de uma tentativa de onerar e precarizar a carreira e as condições de vida dos/das docentes municipais, minando a segurança de sua aposentadoria e desvalorizando toda a sua trajetória profissional. Afrontar a carreira do professorado é afrontar a qualidade do serviço público, e a nossa entidade se posiciona lado a lado contra este desmonte.
É crucial destacar que a luta dos e das docentes municipais se insere em um contexto mais amplo de defesa do serviço público brasileiro. Por isso, estamos ombro a ombro na Frente Única em Defesa do Serviço Público, combatendo em nível nacional e local a nefasta Reforma Administrativa (PEC 38), que tramita na Câmara dos Deputados e ameaça desmantelar o Estado e o serviço público brasileiro. A união de forças entre as esferas federal, estadual e municipal é vital para barrar estes projetos que visam enfraquecer o papel do Estado em áreas essenciais como a educação, a saúde e a segurança.
A Sedufsm reafirma seu compromisso inabalável com a luta dos/as professores/as de Santa Maria. Conclamamos a sociedade a reconhecer a gravidade do momento e a apoiar a greve, pois a defesa dos direitos dos/as educadores/as é inseparável da defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos/as. A união da categoria e a mobilização social são a única resposta possível para reverter este cenário de ataques.
Força e coragem companheiros/as! A luta continua em defesa da educação e do serviço público!
Santa Maria, 7 de novembro de 2025.
Diretoria da SEDUFSM"
Galeria de fotos na notícia