Sedufsm movimenta última semana de novembro com mais ações contra a Reforma Administrativa
Publicada em
19/11/25
Atualizada em
19/11/25 17h35m
58 Visualizações
Entre as atividades estão diálogo com docentes do CCSH, reunião com reitoria e panfletagem no centro da cidade
Na próxima segunda-feira, 24, às 14h, integrantes da diretoria da Sedufsm participarão da reunião do departamento de Ciências Administrativas da UFSM para dialogar com as e os docentes sobre os perigos da Reforma Administrativa. Essa é apenas uma das ações de mobilização da seção sindical na última semana de novembro.
Já na terça-feira, 25, às 15h, a diretoria se reúne com a reitoria da UFSM, em reunião solicitada pelo sindicato para tratar da Reforma e também das pendências vindas da greve docente de 2024. Ainda na terça, às 14h, o Grupo de Estudos sobre a Reforma Administrativa, inaugurado no dia 11 de novembro, reúne-se pela terceira vez na Casa Clóvis Guterres – novo espaço da Sedufsm em Camobi, localizado na rua Erly de Almeida Lima, 690. O grupo é aberto e se propõe a discutir, em cada encontro, alguns dos principais ataques contidos na Reforma, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados e traz, dentre outras previsões, a fragilização do direito à estabilidade e a aplicação de avaliações de desempenho que condicionam a progressão das e dos servidores na carreira, penalizando mais fortemente mulheres e docentes com idade mais avançada.
O Grupo de Estudos é uma deliberação de assembleia e possui assessoramento constante do setor jurídico da seção sindical. Docentes dos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões podem solicitar participação virtual nas reuniões, bastando enviar um email a sedufsm@terra.com.br ou WhatsApp para 55 99962-2248 para receber o link de acesso.
Já na quarta-feira, 26 de novembro, a Sedufsm participa de ação conjunta com o Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm), cuja categoria atualmente está em greve contra a proposta de Reforma da Previdência municipal. A atividade ocorre a partir das 13h30, na Praça Saldanha Marinho, onde serão entregues panfletos à população da cidade a respeito da destruição trazida no texto da Reforma Administrativa. Para a seção sindical docente, a Reforma traz tantas alterações nefastas na Constituição Federal que não é possível ser melhorada ou negociada. A luta é, então, por sua total derrubada no Congresso Nacional.
Mobilização intensa
Os meses de outubro e novembro foram de intensa mobilização da Sedufsm para que, local e nacionalmente, fosse reforçada a pressão contra a Reforma Administrativa. Foram convocadas duas plenárias na UFSM, realizadas panfletagens no arco de entrada da instituição e solicitadas reuniões com departamentos e direções de centro para ampliar o conhecimento sobre a ameaça representada pela Reforma, que é expressa não somente na PEC 38 mas em outras emendas constitucionais que a acompanham.
Enquete – A diretoria da Sedufsm convida todas e todos para acessarem a enquete da Câmara dos Deputados sobre a PEC 38, clicando na opção “Discordo totalmente”, a fim de demonstrar, por mais uma via, a insatisfação com o projeto. Acesse a enquete aqui.
Texto: Bruna Homrich
Arte: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia