Mostra fotográfica traz um olhar subversivo sobre o corpo
Publicada em
28/11/25
Atualizada em
28/11/25 16h00m
55 Visualizações
“Sua Santidade: Santa Idade” integra a 88ª edição do Cultura na Sedufsm e pode ser vista na Casa Clóvis Guterres até 12 de dezembro
Desde terça, 25 de novembro, quem for à Casa Clóvis Guterres, em Camobi, pode conferir a mostra fotográfica “Sua Santidade: Santa Idade”, que representa a 88ª edição do Cultura na Sedufsm. O evento se estende até sexta, 12 de dezembro, no horário de funcionamento da seção sindical em Camobi: das 8h às 12h e das 13h às 18h.
O responsável pelo trabalho é o professor Gustavo Duarte, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, e a realização é do Mestrado em Gerontologia da UFSM e do Laboratório de Improvisação e Criação (Licor). As fotografias são de autoria de Dartanhan Figueiredo, Leo Roat e Laura Azevedo. A criação e curadoria é de Luciano Santos.
Durante a abertura da mostra, no final da tarde de terça, a diretora da Sedufsm, professora Belkis Bandeira, destacou que a exposição se identifica com a campanha da Sedufsm sobre “transformar o mundo”. Segundo ela, isso se deve porque o olhar expresso pelas imagens busca subverter todo um modelo de perceber a corporeidade, o envelhecimento e a passagem do tempo, trazendo o corpo para a cena de uma forma dignificante.

Artivismo
Para Gustavo Duarte, que na abertura da mostra esteve acompanhado do fotógrafo amador e professor aposentado da UFSM, Dartanhan Figueiredo, a exposição significa “um ato de resistência, um Artivismo, pelo direito de envelhecer sem se dobrar à ditadura do corpo padrão. Pela liberdade de existir.”
Ele explica também que as imagens remetem a um imaginário carnavalesco, religioso e de erotismo. “De uma erótica do envelhecimento, onde o senhor do tempo é uma santa, a santa idade. É uma entidade múltipla, na fronteira entre o masculino e o feminino. A exposição busca mostrar as diferentes belezas dos corpos diversos, de diferentes idades”, explica Duarte, que integra, também, o Conselho de Representantes da Sedufsm.
Durante a abertura da mostra, o professor argumentou que a sociedade ainda não parece preparada para abordagem de temas como gênero e sexualidade. Ele citou que houve problemas tanto na exposição ocorrida na Câmara de Vereadores (que foi suspensa unilateralmente 24h após seu início, sem uma explicação muito convincente), e no hall do antigo prédio da Reitoria (centro de Santa Maria). Neste segundo caso, Duarte comentou que recebeu uma advertência devido às imagens após reclamação do pai de uma criança.
O professor também ressaltou a importância de se amplificar o debate sobre o envelhecimento. Gustavo Duarte disse ser uma “cria” do Nieati (Núcleo de Estudos e Apoio à Terceira Idade), e fez uma saudação a precursores desse trabalho, entre eles, os professores José Francisco Silva Dias (Juca), já aposentado, e Marco Aurélio Acosta (já falecido).
Esse é o primeiro evento cultural na sede da Sedufsm em Camobi, inaugurada no dia 15 de outubro. A diretoria da seção sindical faz um convite às e aos docentes, para que prestigiem a mostra fotográfica.

Abaixo, a ficha técnica da exposição:
Exposição Sua Santidade: Santa Idade
Por Gustavo Duarte - Professor do CEFD/UFSM
25 de novembro, às 17h
Casa Clóvis Guterres - Sedufsm sede Camobi
Período da mostra: 25/11 a 12/12
Realização: Laboratório de Improvisação e Coreografia (LICOR) e Mestrado em Gerontologia do CEFD/UFSM | Criação, Direção e Curadoria: Luciano Santos | Fotografias: Dartanhan Figueiredo, Leo Roat e Laura Azevedo.
Endereço: A Casa Clóvis Guterres fica localizada em Camobi, na rua Erly de Almeida Lima, 690, com funcionamento das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia