Arte e cultura na Vila Resistência
Publicada em
12/12/25
Atualizada em
12/12/25 10h06m
149 Visualizações
Programação cultural marca inauguração de escolinha neste domingo, 14 de dezembro
O domingo, 14 de dezembro, aniversário de nove anos da ocupação da Vila Resistência (zona oeste de Santa Maria, bairro Pinheiro Machado), será marcado por uma diversa programação cultural. As atividades estão previstas de ocorrer a partir das 15h e também são parte da comemoração da primeira escolinha comunitária da vila. A entrada para o evento acontecerá a partir da rua engenheiro Adi João Forgiarini, nº 236.
Confira a programação:
- 15h - Grafite e pintura e contação de história com ‘Atreva-se Cia de Teatro’;
- 16h - Capoeira;
- 17h - Gincana para crianças;
- 19h - Filme: ‘Resistinta’
- 20h - Apresentações artísticas: ‘Verso livre’ e ‘100 chinelagem’.
Lançamento de curta-metragem
O evento de domingo será um momento importante para o lançamento do curta-metragem “Resistinta, um museu a céu aberto”. O filme foi produzido pelo Coletivo Griô e a direção é de Eduardo Guandu.
O “ResisTinta” é responsável pela construção, no Rio Grande do Sul, mais especificamente na periferia de Santa Maria, de um grande museu a céu aberto a partir da pintura das casas da comunidade da Vila Resistência, onde nasceu também o primeiro mural em sistema braille do Rio Grande do Sul.
O projeto foi uma criação coletiva que potencializou, valorizou e deu visibilidade para o trabalho de artistas santa-marienses e de outras regiões também, criando um território que se tornou referência e inspiração para a cena artística municipal e estadual. Isso representou uma contribuição para combater o preconceito e a marginalização que comunidades periféricas sofrem, estimulando ainda o pensamento crítico, consciente, humano e reflexivo a partir de pinturas que tragam um outro imaginário, construído com cores, histórias, saberes, sentimentos e sonhos da comunidade local e suas famílias.
‘ResisTinta: Um Museu a céu aberto’ é um projeto que foi viabilizado através de recursos da Lei Paulo Gustavo.
Escolinha comunitária
A escola comunitária que estará sendo inaugurada no domingo, 14, ainda carece de apoio para a manutenção do seu funcionamento. Entre os itens considerados necessários: armários, fogão doméstico ou industrial, botijão de gás, utensílios de cozinha, máquina de lavar e ventiladores.
Mais informações nas páginas da Vila Resistência e Ateliê Griô no Instagram.
Texto: Fritz R. Nunes (edição Nathália Costa)
Arte: Divulgação
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia