Alerta: novas tentativas de golpe contra docentes persistem nas últimas semanas
Publicada em
28/01/26
Atualizada em
28/01/26 13h49m
71 Visualizações
Sedufsm recebeu diversas mensagens de sindicalizadas e sindicalizados encaminhadas por golpistas. Saiba como se proteger e como contatar o sindicato e a assessoria jurídica
Novos casos de tentativas de golpe via WhatsApp seguem preocupando docentes neste início de ano. Nas últimas semanas, a Sedufsm recebeu diversas mensagens encaminhadas por sindicalizadas e sindicalizados que foram abordados por criminosos se passando pelo sindicato e pelo escritório Wagner Advogados Associados, responsável pela assessoria jurídica da Sedufsm.
A abordagem costuma seguir um padrão. Os golpistas utilizam indevidamente o nome da Sedufsm e do escritório de advocacia e entram em contato com docentes da UFSM por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, especialmente o WhatsApp.
Após o primeiro contato, os criminosos passam a interagir já de posse de informações pessoais da possível vítima, como nome completo, CPF e número de processo. Em seguida, solicitam dados bancários e exigem depósitos ou transferências via Pix, sob o pretexto de “liberação de valores judiciais”. A secretaria da Sedufsm segue recebendo ligações de docentes com dúvidas sobre esse tipo de abordagem. Em alguns casos, infelizmente, as vítimas já haviam efetuado transferências antes de confirmarem a veracidade das mensagens.
A Sedufsm reforça: nem o sindicato nem o escritório Wagner Advogados Associados solicitam, por qualquer meio, pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. O Poder Judiciário também não realiza esse tipo de cobrança.
Para sua segurança, nunca transfira dinheiro nem forneça informações pessoais a desconhecidos. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com os canais oficiais da Sedufsm ou da assessoria jurídica.
Canais oficiais da Sedufsm
- WhatsApp: (55) 99962-2248 (Secretaria da Sedufsm)
- Telefone: (55) 3222-5765
- E-mail: sedufsm@terra.com.br
- Site: www.sedufsm.org.br
Canais oficiais do Wagner Advogados Associados
- WhatsApp e telefone: (61) 3226-6937
- E-mail: wagner@wagner.adv.br
- Site: www.wagner.adv.br
Como se proteger
- Confirme sempre a veracidade das informações com seu advogado, preferencialmente de forma presencial ou por videochamada;
- Desconfie de mensagens com tom de urgência e exigência de pagamento imediato;
- Não clique em links nem forneça dados pessoais a contatos desconhecidos;
- Em caso de dúvida, contate diretamente a Sedufsm ou o escritório Wagner Advogados Associados pelos canais oficiais;
- Mantenha salvos os contatos do seu advogado e da Sedufsm para rápida verificação.
E se você já foi lesado(a) financeiramente?
Caso tenha sido vítima e realizado qualquer pagamento, a orientação da assessoria jurídica é registrar um boletim de ocorrência (BO) o quanto antes e informar a Sedufsm e o escritório de advocacia. A OAB/RS também disponibiliza um canal específico para denúncias de golpes: denunciagolpes@oabrs.org.br
.
Atendimentos da assessoria jurídica: terças e quintas, com agendamento prévio
Durante o período de horário de verão, que se estende até 20 de fevereiro, os atendimentos da assessoria jurídica ocorrem no turno da manhã, das 9h às 11h45. O atendimento é realizado em dois locais, conforme o dia da semana:
Atendimentos presenciais da assessoria jurídica
- Terças-feiras: das 9h às 11h45, na sede central da Sedufsm — Rua André Marques, 665 (Centro)
- Quintas-feiras: das 9h às 11h45, na Casa Clóvis Guterres — Rua Erly de Almeida Lima, nº 690 (Camobi)
- Para receber atendimento jurídico, é necessário realizar agendamento prévio.
Agendamento da assessoria jurídica
- Telefones: (55) 3222-5765 e (55) 99962-2248 (WhatsApp)
- E-mail: sedufsm@terra.com.br
Texto: Nathália Costa
Imagem: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia