Sedufsm publica Orçamento para 2026 SVG: calendario Publicada em 30/01/26
SVG: atualizacao Atualizada em 30/01/26 11h03m
SVG: views 85 Visualizações

No site também está disponível o Balanço de 2024, aprovado em assembleia

Alt da imagem

A Sedufsm publicou o Orçamento previsto para 2026, assim como o Balanço Patrimonial de 2024, no site da instituição (na aba Institucional > Transparência). É a primeira vez que a proposta de orçamento da seção sindical é apresentada. Junto com o balanço de 2024, foi acrescentada nota da diretoria que explica questionamentos presentes no parecer do Conselho Fiscal, aprovado na Assembleia Geral realizada em 2 de dezembro de 2025. 

O Balanço de 2024 indica que a Sedufsm não possui pendências financeiras nem registros de negativação. O resultado de fluxo de caixa apontado pelo Conselho Fiscal está relacionado a uma mudança na estratégia de investimento adotada pelo sindicato. Parte dos recursos anteriormente mantidos em aplicações financeiras foi destinada à aquisição e à reforma de um bem imobilizado: a Casa Clóvis Guterres, sede localizada no bairro Camobi, próxima ao campus da UFSM.

O imóvel passa a integrar o patrimônio da Sedufsm e responde a uma demanda histórica da categoria por uma sede na região. Em razão das observações apresentadas no parecer do Conselho Fiscal, a diretoria da Sedufsm, gestão Renova, elaborou uma nota de esclarecimento disponibilizada à categoria na qual detalha a estratégia de realocação dos investimentos financeiros para a aquisição do imóvel. A nota pode ser acessada aqui

Além do investimento em imobilizado, o exercício de 2024 registrou despesas extraordinárias associadas a situações específicas, como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a greve docente e a retomada das atividades sindicais presenciais após o período de restrições decorrentes da pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o sindicato arcou com custos relacionados à mobilização da categoria, ao apoio emergencial às e aos docentes e à participação em atividades sindicais locais e nacionais. 

A diretoria informa que todos os valores investidos e executados ao longo de 2024 estão devidamente registrados nos livros contábeis e permanecem à disposição para consulta na Secretaria da Sedufsm, localizada na Casa Clóvis Guterres (Rua Vereador Erly de Almeida Lima, nº 690). 

As contribuições mensais das sindicalizadas e dos sindicalizados financiam a atuação sindical na defesa dos direitos da categoria, a assessoria contábil, a manutenção da estrutura administrativa e de pessoal, a produção de materiais, a participação em mobilizações e a ampliação das atividades da Sedufsm. Esses recursos também possibilitam que o sindicato atue diante de situações imprevistas e possa apoiar diversas iniciativas de luta, sem comprometer sua estabilidade financeira. A divulgação do balanço e do orçamento permite que a categoria acompanhe de forma direta a utilização desses recursos.

Por fim, em cumprimento às deliberações da assembleia e às orientações do Conselho Fiscal, a diretoria passa a elaborar e publicar anualmente o orçamento da Sedufsm. O Orçamento de 2026, divulgado juntamente com o Balanço de 2024, apresenta a previsão de receitas e despesas para o exercício. Conforme definido, o orçamento referente a 2027 deverá ser apresentado até dezembro de 2026.

Acesse o Orçamento 2026 aqui e o Balanço 2024 aqui -  ou siga o caminho https://www.sedufsm.org.br/transparencia 

 

Texto: Nathália Costa

Imagem: Italo de Paula

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Alerta: novas tentativas de golpe contra docentes persistem nas últimas semanas

SVG: calendario 28/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm recebeu diversas mensagens de sindicalizadas e sindicalizados encaminhadas por golpistas. Saiba como se proteger e como contatar o sindicato e a assessoria jurídica

Deputado Bibo Nunes é condenado por incitar ódio a estudantes em 2022

SVG: calendario 28/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Apesar da demora, diretoria da Sedufsm avalia que decisão judicial tem efeito “pedagógico”

13 anos depois, seguem as memórias da tragédia da Kiss

SVG: calendario 27/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Atividades para lembrar o 27 de janeiro de 2013 iniciaram na segunda e prosseguem nesta terça-feira

Veja todas as notícias