Servidores iniciam 2021 mobilizados contra a reforma administrativa SVG: calendario Publicada em 21/12/20 17h24m
SVG: atualizacao Atualizada em 21/12/20 17h57m
SVG: views 985 Visualizações

Fonasefe tem reunião no dia 5 de janeiro para definir agenda de atividades

Alt da imagem

Os servidores públicos brasileiros já vão iniciar o próximo ano com mobilização. Logo nos primeiros dias – 5 de janeiro -, o Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Federais (Fonasefe) fará uma reunião para definir uma agenda de atividades contra a reforma administrativa. Durante a Plenária Nacional da Educação, o dirigente do Sinasefe, David Lobão, acrescentou que a defesa da vacinação contra a Covid-19 para todos os servidores também estará na pauta da reunião.

A reforma administrativa foi encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional no último dia 3 de setembro, sob a forma da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20. A votação do tema, contudo, foi adiada para o próximo ano. Segundo divulgado no jornal Extra, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Professor Israel Batista (PV-DF), afirmou que os deputados contrários à PEC seguirão tentando adiar a discussão na Câmara.

Assim como o Fonasefe, a Frente parlamentar também perspectiva realizar reuniões a partir da segunda semana de janeiro, a fim de definir qual será a estratégia de resistência do semestre.

Rechaço

A reforma administrativa vem conquistando o rechaço tanto das entidades representativas de servidores públicos quanto de amplos setores da sociedade civil, preocupados com a preservação dos serviços públicos como maior patrimônio da população brasileira. Exemplo disso é o documento intitulado “Mandado de Cidadania” e assinado pela Confederação Nacional dos Servidores Públicos em parceria com mais 15 entidades. Ao todo, as entidades que assinam o manifesto, enviado aos 513 deputados federais, representam mais de um milhão de servidores públicos.

No texto, as entidades tentam sensibilizar os parlamentares para que votem contrários à reforma, quando essa entrar em pauta. Outra reivindicação contida no documento é de que a PEC só seja colocada em votação de forma presencial e após a vacinação efetiva contra o coronavírus.

Campanha salarial

Em assembleia realizada em 1º de dezembro, o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) debateu a situação de defasagem salarial vivida pelos servidores públicos e a necessidade de se construir uma campanha salarial forte em 2021.

“Temos que abrir diálogo com o governo. Os salários estão congelados, perdendo mês a mês o seu poder de compra. Somente nos últimos doze meses, considerando o IGP-M, que corrige os aluguéis, as perdas acumuladas chegam a 24,52%. E se não houver ao menos a reposição inflacionária durante o governo Bolsonaro, isso só poderá ocorrer em 2024”, disse o presidente do Fonacate e da Fenaud, Rudinei Marques.

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de Extra e Blog do Servidor Público Federal

Imagem: Fonasefe

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público
Veja todas as notícias