Comitê discute encaminhamentos à etapa estadual do II ENE SVG: calendario Publicada em 07/04/16
SVG: atualizacao Atualizada em 07/04/16 16h49m
SVG: views 1205 Visualizações

‘Carta de Santa Maria’ será apresentada em reunião do dia 18 de abril

Alt da imagem
Reunião de avaliação da etapa municipal do II ENE, na última terça, 5 de abril

O Comitê de construção da etapa municipal do II Encontro Nacional de Educação (ENE), em Santa Maria, se reuniu na última terça, 5, avaliando o encontro ocorrido no sábado, 2 de abril. A análise foi positiva, especialmente em relação ao conteúdo do debate dos debates que ocorreram nos três grupos de trabalho. Foi montada uma comissão com três nomes: Maíra Couto, Maristela Souza e Loiva Chansis, que organizarão os encaminhamentos do encontro do dia 2 de abril na ‘Carta de Santa Maria’.

O documento resultante da etapa de Santa Maria deverá ser apresentado na próxima reunião do grupo, marcada para o dia 18 de abril, às 18h30, na Sedufsm. Na oportunidade, também serão tratados mais detalhes sobre a organização para a etapa estadual do II ENE, que acontece de 21 a 23 de abril, em Porto Alegre. Dentre os inscritos para a etapa municipal que quiserem participar do encontro de Porto Alegre, essa manifestação de interesse pode ser feita até dia 15 de abril.  

Agenda do ENE

II Encontro Nacional de Educação
Quando? 16 a 19 de junho
Onde? Brasília (DF)

II Encontro Etapa Estadual do ENE – RS
Quando? 21 a 23 de abril
Onde? Porto Alegre

O que é o ENE?

O Encontro Nacional de Educação (ENE) reúne trabalhadoras e trabalhadores em educação, estudantes e movimentos sociais de todo o país, com o objetivo de construir um projeto de educação classista, que vise à transformação da realidade. É organizado a partir de um encontro nacional, precedido de etapas preparatórias (municipais e estaduais), buscando o enraizamento e o fortalecimento das lutas em defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade.

A proposta do ENE articula-se através do Comitê em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública JÁ! e é composto por entidades sindicais, estudantis e acadêmicas, movimentos sociais, comunidades escolares, universidades, institutos de educação, etc. Procura resgatar a construção dos Congressos Nacionais de Educação (CONEDs). A primeira edição do ENE ocorreu em 2014, no Rio de Janeiro, e contou com mais de 2 mil inscritos. No Rio Grande do Sul, realizaram-se atividades preparatórias em 7 municípios, e a etapa estadual contou com mais de 200 inscritos.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Fernanda Brusius

Assessoria de imprensa da Sedufsm
 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Reunião entre Sedufsm e Reitoria da UFSM será na próxima sexta, dia 26 de junho

SVG: calendario 19/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Pauta do encontro aborda as denúncias de sobrecarga de trabalho e desvios de função na atividade de docentes na instituição

Julio Colvero: uma história na docência e na resistência à ditadura

SVG: calendario 19/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Professor da UFSM e ex-diretor da Sedufsm faleceu nesta quinta, 18 de junho

Sedufsm divulga nota da diretoria contra a privatização de escolas estaduais

SVG: calendario 18/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Sindicato se une a organizações da educação e movimentos sociais contrários ao projeto de PPPs do governo de Eduardo Leite

Veja todas as notícias