Trabalhadores (as) da UFSM reclamam falta de diálogo da reitoria quanto ao retorno presencial SVG: calendario Publicada em 05/11/21 15h01m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/11/21 15h13m
SVG: views 664 Visualizações

Portaria nº 35, que passou a vigorar em 1º de novembro, determina jornada presencial integral de servidores (as)

Alt da imagem
Dossiê da Assufsm: foto do final de outubro mostra banheiro interditado no prédio da Reitoria

Desde a última segunda, 1º de novembro, que era uma data de ponto facultativo, servidores (as) técnico-administrativos na UFSM estão orientados (as) pela Portaria nº 35, a retornar ao trabalho presencial de forma integral na instituição. A mudança em relação à portaria anterior (nº 33) é de que não há previsão de escalonamento, ou seja, de que se possa trabalhar 4h em home office e 4h na presencialidade. As entidades que representam técnicos (as) criticaram a falta de diálogo por parte da Reitoria da instituição.

O assessor jurídico da Sedufsm, Heverton Padilha, avalia em relação ao caso dos (das) docentes, que a Portaria 35, quando comparada à 33, pouco foi alterada em seu conteúdo. A novidade é que as atividades administrativas exercidas por docentes deverão ser presenciais.

Portaria Normativa n. 35

“§2º Os (As) servidores (as) docentes desenvolverão, igualmente, suas atividades acadêmicas no que se refere a aulas, atividades de pesquisa e extensão, entre outras, podendo utilizar as salas e os laboratórios no âmbito da Instituição, seguindo o fluxo normal de atividades acadêmicas, em conformidade com a Resolução UFSM N. 042, de 09 de fevereiro de 2021 (REDE).

I - funções administrativas exercidas por docentes serão realizadas presencialmente, ressalvados os horários destinados às atividades acadêmicas.”

Atens: ‘surpreendidos’

Em nota encaminhada à assessoria de imprensa da Sedufsm, a Associação dos Técnicos de Nível Superior da UFSM (Atens seção sindical) avalia que foram surpreendidos pelo teor da Portaria 35.

“Os servidores da UFSM foram novamente surpreendidos com a emissão de mais uma portaria que trata do retorno ao trabalho presencial, desta vez do retorno integral dos servidores, o que gerou insatisfação no modo como as decisões são tomadas em nossa instituição, frustrando nosso desejo em participar dos momentos decisórios na UFSM”, diz um trecho da nota.

Assufsm: ‘dificuldade de digerir’

A coordenadora-geral da Assufsm, Loiva Chansis, também reclama da metodologia da Administração Central. “A coordenação do sindicato, junto da base, realizou várias assembleias gerais durante o mês de outubro para debater ações sobre o retorno presencial parcial e, nem bem havíamos ‘digerido’ essa portaria, temos que estudar a de retorno presencial integral. Se não era para fazermos aglomeração antes, apenas com 4h diárias, imagina agora, que vamos ficar 8h dentro da UFSM”, reclamou Loiva, durante plenária da categoria, na última sexta, 29.

Reitoria não respondeu questões da Sedufsm

Na última quinta, 28, enviamos à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) três perguntas para serem usadas nessa reportagem. Uma das questões encaminhada à pró-reitora Márcia Lorentz pergunta se a mudança para o retorno presencial integral não leva ao risco de aglomeração; uma segunda questiona sobre o embasamento jurídico e sanitário para a determinação de presencialidade plena; e ainda uma questão sobre as diversas reclamações documentadas, por parte de técnicos (as), quanto à existência de locais insalubres na instituição.

Na sexta pela manhã (29), Márcia Lorentz respondeu o e-mail afirmando que daria retorno sobre as perguntas, mas com a participação do Gabinete do Reitor. Na quarta (3), prazo incialmente estabelecido para a publicação da matéria, as respostas não chegaram. O prazo para a publicação foi prolongado até esta sexta (5), pela manhã, mas o retorno da Progep/Gabinete do Reitor não aconteceu.

Contraposição ao método da Administração

Tanto Assufsm como Atens ponderam sobre a falta de necessidade de um retorno “abrupto” à presencialidade. Tânia Flores, que também integra a coordenação-geral da entidade, diz que “são muitos estudantes dentro do campus, muitas pessoas circulando e se eles não estão em aulas presenciais, porque precisamos voltar abruptamente e integralmente?”, questiona.

A entidade sindical de servidores (as) estuda a possibilidade de uma ação judicial contra a determinação da reitoria. Além disso, havia programado para a última quarta uma atividade de ocupação do prédio da reitoria, com exposição de fotos de locais precários do ponto de vista sanitário na universidade, como uma ação de protesto. A instabilidade do clima fez com que a atividade, deliberada em assembleia, fosse adiada. No entanto, um dossiê com as situações de precariedade (como por exemplo, a foto de um banheiro interditado no prédio da Reitoria, abaixo) foi entregue à gestão da universidade.

Já a Atens, na nota divulgada, diz estranhar que haja o retorno “em um período em que as aulas ainda se mantém no sistema REDE” e que “as aulas práticas ainda não foram retomadas em boa parte dos cursos, assim como outras atividades que ainda estão mantidas de forma remota”. Na visão da entidade, o retorno integral “poderia ocorrer de forma gradual e/ou paralelamente ao retorno às aulas presenciais”. 

Em sua conclusão, o Sindicato dos Técnicos (as) de Nível Superior destaca que “para as próximas decisões que dizem respeito ao exercício profissional dos servidores públicos, sugerimos que a administração central faça o convite às entidades representativas para fazermos essas discussões de forma conjunta, evitando situações que dificultam o bem-estar dos servidores, assim como à sua disposição ao exercício profissional”.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Assufsm
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias