Oito dias para julgamento do caso Kiss: advogado fala da expectativa por justiça SVG: calendario Publicada em 22/11/21 15h09m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/21 19h04m
SVG: views 894 Visualizações

Pedro Barcellos afirma que teria sido mais adequado que o julgamento dos réus ocorresse em Santa Maria

Alt da imagem
Pedro Barcellos, assessor jurídico da AVTSM

No próximo dia 1º de dezembro, em Porto Alegre, inicia um dos momentos mais aguardados, mas, ao mesmo tempo, mais doloridos para centenas de familiares de vítimas e de sobreviventes da tragédia da Boates Kiss, ocorrida na fatídica madrugada de 27 de janeiro de 2013. São quase nove anos de espera pelo julgamento dos responsáveis pela sucessão de fatos envolvendo proprietários, músicos, poder público, e que levou ao incêndio da casa noturna. O desfecho dessa soma de fatores foram a morte de 242 pessoas e ferimentos e sequelas em centenas de outras.

A Sedufsm, durante esses mais de oito anos, sempre esteve acompanhando de perto o desenrolar dos fatos. Ao longo do tempo, além de apoio aos familiares, foram realizadas entrevistas para o site ou em vídeo com delegados, especialistas, membros da Associação de Familiares de Vítimas e de Sobreviventes (AVTSM), sempre com o objetivo de contribuir com o debate para esclarecer os fatos.

Nesta terça, 23, faltando oito dias para o início do julgamento dos quatros réus (dois proprietários e dois músicos), publicamos uma breve entrevista com o advogado da AVTSM, Pedro Barcellos, que atuará como assistente de acusação.

Expectativa por justiça

Pedro Barcellos espera que o julgamento dos réus, que ocorrerá sob a coordenação do Tribunal de Justiça (TJ-RS), transcorra de forma clara, tranquila, nos parâmetros da lei. O advogado destaca que a sua expectativa é que os jurados entendam, ao final do julgamento, que os réus devam ser condenados para uma pena que será determinada pelo magistrado, uma vez que são os efetivos responsáveis pelas mortes e ferimentos nas centenas de pessoas que frequentaram a boate naquele 27 de janeiro. “É claro que não podemos antecipar sobre o que farão os jurados, mas espera que prevaleçam os argumentos da acusação”, frisa.

O assessor jurídico comenta que não se cogita a possibilidade de absolvição dos acusados. Contudo, na hipótese de que isso ocorra, explica Barcellos, cabe ao Ministério Público, na condição de titular da ação, avaliar se interpõe algum tipo de recurso no caso de discordância com o que for decidido, tanto em relação ao tamanho da pena como em um caso de absolvição. “A gente tem que buscar a condenação dos réus, mas caso isso não ocorra, aí precisamos dialogar com o MP”, enfatiza.

Espaço para familiares no julgamento

O Poder Judiciário destinou 86 lugares na plateia do júri da Boate Kiss, que inicia dia 1º de dezembro, em Porto Alegre. Conforme Pedro Barcellos, o espaço é insuficiente, e a Associação sempre defendeu que o julgamento deveria ocorrer em Santa Maria, o que permitiria maior participação das pessoas ligadas à tragédia. A tese, no entanto, não foi acatada. 

 

Texto: Fritz R. Nunes
Imagem: Facebook da AVTSM
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias