Plano de lutas dos setores em debate no 40º Congresso SVG: calendario Publicada em 30/03/22 11h08m
SVG: atualizacao Atualizada em 30/03/22 11h19m
SVG: views 453 Visualizações

Aprovado o plano das estaduais e municipais e o das federais segue em discussão

Alt da imagem
Mesa que coordenou a plenária, com Francieli Rebelatto (ao centro)

Na tarde desta terça, 29, o 40º Congresso do ANDES-SN deu continuidade às discussões em plenárias. O tema 2, que abarca o Plano de Lutas dos três setores (Federais, Estaduais e Municipais), foi debatido. O plano das estaduais e municipais (IEES/IMES) foi aprovado e o das federais teve sua discussão iniciada, mas não concluída, o que deve ocorrer nesta quarta, dia 30.

Nas resoluções aprovadas consta o retorno às atividades presenciais com segurança sanitária, a realização do 18° Encontro do Setor das Iees/Imes, a Campanha Nacional em Defesa das Instituições Estaduais e Municipais, a Agenda de Lutas do Setor desse setor, entre outros temas.

Foi aprovado ainda pela plenária que as seções sindicais continuem na luta para garantir o retorno das atividades presenciais de forma segura, tomando como base o Plano Sanitário e Educacional e respeitando os indicadores epidemiológicos e as orientações vigentes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também devem ser considerados os protocolos sanitários dos estados e os construídos pelas comunidades universitárias. Por outro lado, continuar lutando contra as propostas que objetivam tornar o ensino remoto e híbrido como permanente nas instituições de ensino.

Nas deliberações, as e os congressistas definiram que o ANDES-SN realize o 18° Encontro do Setor das Iees/Imes, preferencialmente no início do 2º semestre do ano de 2022, após o 40° Congresso, no formato presencial ou virtual, a partir da avaliação das condições sanitárias vigentes. O tema, a data e o local do Encontro devem ser definidos em uma próxima reunião do Setor.

Ainda durante a plenária de terça à tarde foi definido que o Sindicato Nacional construa uma Campanha Nacional de Valorização e Defesa das Iees/Imes por orçamento público estatal, com autonomia de gestão financeira e patrimonial; em defesa das carreiras, com concursos públicos; por recomposições salariais e melhores condições de trabalho, contra a política de congelamento de progressões, promoções e gratificações e de diferentes estratégias de privatização.

O lançamento da Campanha está previsto para 23 de maio deste ano, no início da Semana de Lutas do Setor das Iees/Imes (23 a 27 de maio), com prazo até 30 de junho. A campanha contará com orçamento para contratação de empresa exclusivamente para a produção da identidade visual da Campanha, produção audiovisual e de rádio, entre outros. Seções sindicais com até 200 filiadas e filiados receberão apoio do ANDES-SN para custear os materiais físicos da Campanha. Durante as discussões também foi aprovado que o ANDES-SN e suas seções sindicais promovam o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua interferência na formação de docentes, em especial nos Cursos de Licenciatura.

Setor das Federais

O plano de luta do Setor das Federais, que deve ser concluído nesta quarta-feira, teve discussões preliminares na tarde de terça, 29. Um dos primeiros textos aprovados (TR16) ressalta que no âmbito dos/as servidores/as federais deve ser intensificado o “Fora Bolsonaro e Mourão”, mantendo a luta contra a política genocida e neoliberal do atual governo, tanto nas ruas quanto nas redes sociais, ampliando o diálogo com a comunidade universitária como também com a comunidade em geral.

Compuseram a mesa da plenária Francieli Rebelatto, 2ª secretária do ANDES-SN, como presidenta; Cristine Hirsch, 1ª vice-presidenta da Regional Nordeste II do Sindicato Nacional, como vice-presidenta; e Alexsandro Donato Carvalho, 2º vice-presidente da Regional Nordeste II, como 1º secretário da mesa.

(MAIS FOTOS ABAIXO, EM ANEXO)


Texto e foto: Fritz R. Nunes com informações do ANDES-SN
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

40º Congresso do ANDES-SN encerra com discurso de unidade contra Bolsonaro

SVG: calendario 01/04/2022
SVG: tag 40 Congresso
Congressistas aprovam debate sobre permanência ou saída da CSP-Conlutas como um dos eixos de 2022

40º Congresso aprova refiliação do ANDES-SN ao Dieese

SVG: calendario 31/03/2022
SVG: tag 40 Congresso
Plenária do Tema IV também deliberou sobre próximas eleições no Sindicato Nacional

Docentes deliberam ações por democracia e contra intervenções nas IFE

SVG: calendario 30/03/2022
SVG: tag 40 Congresso
Plenária do Tema II do 40º Congresso do ANDES-SN foi encerrada na tarde desta quarta, 30
Veja todas as notícias