Dica: Paulo Burmann resgata Eduardo Galeano SVG: calendario Publicada em 01/04/22 09h49m
SVG: atualizacao Atualizada em 01/04/22 09h55m
SVG: views 631 Visualizações

Ex-reitor classifica ‘As veias abertas da América Latina’ como uma obra épica

Alt da imagem
Capa da obra traduzida pelo escritor Sérgio Faraco

Sextou! Nesta sexta, 1º de abril, a dica cultural vem do professor do curso de Odontologia, ex-reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann. No texto enviado para o site da Sedufsm, o docente resgata a “obra épica” do jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, intitulada “As veias abertas da América Latina”. A publicação, que completou 50 anos em 2021, segundo Burmann, “Foi e ainda é uma obra obrigatória para entender os processos políticos e ideológicos”. E acrescenta: “Uma obra apaixonante que conquistou corações e mentes dos jovens nos anos 70 e 80, que mesmo sob repressão, insistiram no enfrentamento à ditadura de então e contribuíram de forma decisiva na redemocratização do Brasil”.

O livro de Galeano é encontrado na internet por valores que variam entre 20 e 24 reais. A capa pode ser a versão mais conhecida, publicada pela editora ‘Paz e Terra’, ou em outra versão, que tem a tradução de Sérgio Faraco, como é o caso da imagem que ilustra esse artigo. Confira o texto de Burmann, abaixo.
 

As Veias Abertas da América Latina

Uma obra épica e que traduz, de forma totalmente realista e contemporânea, a fúria dos países desenvolvidos na direção de explorar, massacrar e dominar povos com sua cultura, seu modo de vida e suas riquezas.

A saga do continente latino-americano e caribenho remonta ao seu descobrimento invasivo e de lá para cá pouca coisa mudou. Apesar das inúmeras tentativas democráticas de retomarmos nosso destino e soberania essas forças invasoras, atualmente um pouco disfarçadas, persistem no domínio, enquanto lideranças cooptadas seguem suas histórias de subserviência.

Foi e ainda é uma obra obrigatória para entender os processos políticos e ideológicos. Uma obra apaixonante e que conquistou corações e mentes dos jovens nos anos 70 e 80, que mesmo sob repressão, insistiram no enfrentamento à ditadura de então e contribuíram de forma decisiva na redemocratização do Brasil.

O jornalista uruguaio Eduardo Galeano discorre com uma precisão e clareza impressionantes sobre a exploração e domínio de nações da velha Europa e dos americanos do norte, que ainda insistem em manter suas garras e controle a partir da exploração econômica e a dominação política.

A exploração e o massacre de indígenas, escravos negros e famílias pobres da Europa que buscavam nova vida e facilidades na América estão no centro da reflexão de Galeano.

Eric Nepomuceno traduz de forma objetiva As Veias Abertas da América Latina de Eduardo Galeano: “uma obra essencial, não só para entender a América Latina, mas para entender a vida e o mundo.”

O que acontece na América latina e caribenha hoje e o que acontece em diversos países que possam representar riqueza para o mercado mundial é a continuidade da fúria e da crueldade resultante das disputas econômicas entre as nações mais ricas e poderosas e não é mera coincidência – é um projeto de domínio.

No centro dessa discussão está o desmonte dos sistemas de Educação, Ciência e Tecnologia como estratégia de alijar a população da reflexão e do processo político e aumentar sua dependência do mercado dos próprios países “invasores”.

Mais do que nunca é necessário retomar os investimentos em projetos inclusivos que levem a educação e a ciência com sua amplitude para que crianças e jovens “tomem seus destinos em suas próprias mãos” a passem a construir suas vidas, suas defesas, sua cidadania e a soberania da sua comunidade”.

Paulo Afonso Burmann

Reitor da UFSM entre 2013 e 2020.


Imagens: Brasil de Fato e Arquivo Pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias