UFSM decide na quinta-feira sobre uso de máscaras na instituição SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/04/22 17h53m
SVG: views 1173 Visualizações

Projur e COE-E avaliam como universidade se adequará a novo decreto municipal que desobriga uso de máscaras em locais fechados

Alt da imagem

Nesta terça-feira, 5 de abril, a prefeitura de Santa Maria publicou decreto desobrigando o uso de máscaras em locais fechados (com exceções descritas abaixo). A decisão do Executivo Municipal ocorre na iminência do retorno das aulas presenciais na UFSM, de forma que a Assessoria de Imprensa da Sedufsm contatou o reitor Luciano Schuch a respeito de como a instituição lidará com esse novo direcionamento.

Schuch, então, respondeu que a questão do uso de máscaras está sendo analisada pela Procuradoria Jurídica (Projur) e pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID-19 (COE-E UFSM). Nesta quinta-feira, 7, deverá ser divulgada uma resposta institucional para esta questão. “Por enquanto seguimos a determinação do CEPE”, afirma o reitor, referindo-se à decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão acerca da obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências da instituição. Outras ações aprovadas pelo órgão para garantir um retorno seguro à presencialidade foram o controle de vacinadas e vacinados, e a adaptação da infraestrutura para garantir espaços arejados e permissivos a um distanciamento seguro entre discentes, docentes e técnico-administrativos em educação.

“Todos os prédios/unidades têm suas comissões de biossegurança que vêm continuamente avaliando os espaços e fazendo as adaptações necessárias. Basicamente são salas com janelas e portas abertas (ventilação), uso de máscaras, higienização das mãos e distância de 1m a 1,5m conforme nossas regras”, informou Schuch.

Novo Decreto

Segundo o novo decreto, o uso de máscaras segue obrigatório em estabelecimentos de saúde (como hospitais, postos de saúde, ESFS, pronto-atendimentos, laboratórios clínicos, consultórios médicos e odontológicos, clínicas de atendimento à saúde humana, farmácia e instituições de longa permanência para idosos); durante a utilização de transporte público ou privado, coletivo e escolar; por pessoas infectadas ou com suspeita de estarem infectadas pela Covid-19 e que necessitem quebrar o isolamento; por pessoas que tenham contato direto, durante o período de transmissão, com quem esteja infectado(a) pela Covid-19.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: UFSM

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia

Veja todas as notícias