Sedufsm dialoga no CT sobre preocupações da categoria
Publicada em
03/06/22
Atualizada em
03/06/22 16h10m
684 Visualizações
Atividade no hall do Centro de Tecnologia ocorreu nesta quinta, 2 de junho

A diretoria da Sedufsm realizou na tarde desta quinta, 2 de junho, mais uma atividade de visita às Unidades da UFSM. Dessa vez, o local foi o Centro de Tecnologia (CT), que teve a presença do vice-presidente da seção sindical, professor Ascísio Pereira, e da primeira-secretária, professora Teresinha Weiller, além de uma equipe de funcionários (as). Afora a distribuição de materiais da entidade, Ascísio Pereira destacou ainda a importância do diálogo com as e os docentes sobre preocupações conjunturais importantes, que vão desde a defasagem salarial, o corte de recursos orçamentários da universidade, e as próprias dificuldades no retorno presencial.
No que se refere a mais um corte de verbas das universidades, o vice-presidente ressaltou a audiência com a reitoria também na quinta-feira e o planejamento de uma agenda de mobilização em defesa da universidade, medida, aliás, que não é de agora, já consta de materiais produzidos anteriormente pelo sindicato em função de várias outras ofensivas governamentais, e que vêm sendo distribuídos nas ações de corpo a corpo.
Quanto à pauta da campanha salarial, Ascísio lembra que de 2017 a 2022 as perdas na remuneração já alcançam 54%, conforme o Dieese, por isso, a importância da mobilização que está ocorrendo desde o início do ano reivindicando pelo menos o índice de 19,99%, que corresponde a três anos de perdas no governo Bolsonaro (de 2019 a 2021).
A equipe diretiva da Sedufsm continuará nos próximos dias, até o mês de julho, com suas ações nas Unidades, cujo objetivo não é apenas mostrar a produção da entidade, mas também ouvir as demandas de professores e professoras. Os (as) diretores (as) também interagem com os demais segmentos, distribuindo materiais como máscaras contra a Covid-19 e outros em defesa da educação. Na próxima terça, 7 de junho, a agenda prevê um encontro no prédio do Centro de Educação. A primeira ação foi no CTISM, em 24 de maio.
Veja a lista completa de locais de visitas abaixo.
A iniciativa da diretoria do sindicato de ir até o local de trabalho se deu no início de abril (11 a 13), a partir do retorno presencial, sendo que os três campi fora de sede (Frederico, Palmeira e Cachoeira do Sul) também receberam essas ações. Mais fotos abaixo, em anexo.
Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
