Fonasefe divulga carta a parlamentares solicitando reajuste ao funcionalismo em 2023 SVG: calendario Publicada em 09/08/22
SVG: atualizacao Atualizada em 09/08/22 17h46m
SVG: views 721 Visualizações

Documento salienta que governo Bolsonaro, além de não conceder qualquer reajuste a servidores/as, ignorou todas as tentativas de negociação

Alt da imagem

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) divulgou nota direcionada às e aos parlamentares, exigindo que se mobilizem no âmbito do Congresso Nacional para incluir, na Lei Orçamentária Anual (LOA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, a previsão de recomposição salarial para o funcionalismo público. O ANDES-SN, sendo uma das entidades que compõem o Fórum, também é signatária da carta – que pode ser lida, na íntegra, no anexo ao final desta página.

No documento, o Fonasefe reforça que, durante os quatro anos de governo Bolsonaro, as servidoras e servidores públicos não receberam qualquer tipo de reajuste – nem mesmo para repor a inflação do período – e tiveram todas as suas tentativas de negociação rechaçadas e ignoradas pelo Executivo.

“É certo que o governo possui reservas suficientes para investir em mais e melhores serviços públicos e em condições adequadas ao funcionalismo. Mas está claro que o Executivo não coloca à disposição da sociedade esses recursos e com isso aprofunda a lógica perversa que privilegia grandes investidores enquanto se ampliam os problemas sociais do Brasil”, atesta trecho da carta.

Na última semana, durante Jornada de Lutas em Brasília, o Fonasefe já havia se reunido com representantes do Ministério da Economia para solicitar que a reposição do funcionalismo fosse incluída na LOA de 2023, que deve ser enviada pelo governo federal ao Congresso até o dia 31 de agosto.

Segundo notícia divulgada pelo Jornal Extra, a proposta orçamentária de 2023 deve conter uma previsão de reajuste para servidores, contudo não há indicativo de percentuais de aumento. Segundo fontes do governo, técnicos estariam trabalhando com uma previsão de aproximadamente 12 bilhões de reais, mas dada a truculência com que o governo vem tratando o funcionalismo, até se bater efetivamente o martelo no reajuste, não convém nutrir esperanças.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Print

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Carta aos e às parlamentares - Fonasefe

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professora da UFSM destaca importância do Plano Municipal de Redução de Risco

SVG: calendario 10/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Andréa Nummer foi a entrevistada da 105ª edição do ‘Ponto de Pauta’

Reajuste docente injeta R$ 5,6 milhões mensais em Santa Maria e região

SVG: calendario 04/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Em termos nacionais, a recomposição salarial significará R$ 16 bilhões na economia em 2025

Ditadura civil-militar brasileira usou tortura como política de Estado

SVG: calendario 30/06/2025
SVG: tag Sedufsm
Constatação foi feita durante evento do grupo Cálice, em parceria com a Sedufsm, na última sexta, 27

Veja todas as notícias