Dica: acessar no YouTube o ‘Tempero Drag’ SVG: calendario Publicada em 23/09/22 10h46m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/09/22 11h05m
SVG: views 2133 Visualizações

Professora Simone Gallina e o canal que vai da culinária à educação, cultura, entre outros temas

Alt da imagem
A apresentadora, Rita von Hunty

Sextou! Nesta sexta, 23, a dica cultural é da professora Simone Gallina, do departamento de Administração Escolar do CE/UFSM. A sugestão é o canal do YouTube ‘Tempero Drag’, cuja apresentação é feita por uma personagem, Rita von Hunty. Criado para difundir o veganismo, o canal se tornou uma referência nas discussões sobre temas variados, passando pela educação até saúde, cultura e economia, entre outros da contemporaneidade. Confira a dica, abaixo.

"A minha dica é o canal no YouTube chamado Tempero Drag, produzido por Guilherme Terreri Lima Pereira, na persona de Rita von Hunty. Um canal que mesmo tendo sido criado para difundir o veganismo, tornou-se uma referência nas discussões de assuntos sobre política, cultura, educação, economia, saúde, literatura e muitos outros temas importantes do mundo contemporâneo.

No canal, Rita von Hunty trata de forma humorada e inteligente temas polêmicos do nosso cotidiano. Destaca-se a sua capacidade de transpor didaticamente para um público leigo assuntos e questões complexas que requerem muitas vezes um longo estudo. Essa virtude faz de Tempero Drag uma importante referência no enfrentamento da banalização da cultura e do saber. Encontramos uma performance de excelente desempenho, especialmente por reunir humor, densidade conceitual e uma capacidade crítica que nos afeta pensar os efeitos e as afecções da cultura.

Uma questão que se destaca à primeira vista é a escolha do cenário onde, geralmente, acontece a performance de Rita von Hunty. Quase sempre aparece sentada em sua sala de leitura, rodeada de livros, espantosamente conectada com os dados do presente e, de forma surpreendente, sinalizando para a importância do diálogo entre o já pensado e o que ainda não pensamos. Essa performance destaca uma figura preocupada com a vida e, principalmente, com o fato de as pessoas ainda reproduzirem modos de existência baseados na violência, opressão, no preconceito. Sempre cuidadosa e respeitosa com a diversidade, mas nunca deixando de apontar e desvelar o silenciamento dos subalternizados que perambulam no universo do patriarcado capitalista.

A linguagem adotada por Rita von Hunty mexe com nossas memórias de estudantes, afinal, quem de nós em muitos momentos das suas vivências escolares não teve professores e professoras que nos instigavam com suas perguntas e procurava estimular a nossa capacidade de compreensão pelo itinerário dos porquês.

Em um tempo em que vivenciamos profundas transformações na sociedade, muitas delas experienciadas a partir da imersão cotidiana no mundo virtual. Mas também em um tempo em que vivenciamos uma profunda desvalorização da importância da educação e da ciência na vida das pessoas, utilizada como dispositivo de enfraquecimento cultural e político, o Tempero Drag aparece como um sinal de esperança em meio a tão diversos, por vezes, questionáveis conteúdos disponíveis nas plataformas digitais.

Canal no Youtube https://www.youtube.com/c/TemperoDrag"

Simone Freitas da Silva Gallina

Professora do departamento de Administração Escolar do CE/UFSM.


Imagens: Divulgação e arquivo pessoal
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Pedro Munhoz finaliza Cultura na Sedufsm com apresentação no campus de Santa Maria

SVG: calendario 20/03/2024
SVG: tag Cultura
Show faz parte da programação de “Acolhimento Sedufsm 2024/1”, com atividades que vão até início de abril

Comunidade dos campi da UFSM em Palmeira e Frederico prestigiam Cultura na Sedufsm

SVG: calendario 15/03/2024
SVG: tag Cultura
Cantor Pedro Munhoz fez apresentação na quarta e quinta, dias 13 e 14 de março, nos dois campi. Na segunda, 18, será em S. Maria
Veja todas as notícias