Servidores dão banho de sal grosso em Ministério da Fazenda e cobram reajuste salarial SVG: calendario Publicada em 04/01/23
SVG: atualizacao Atualizada em 04/01/23 12h10m
SVG: views 717 Visualizações

Representantes do Fonasefe tiveram agenda de atividades em Brasília para marcar abertura de diálogo com o novo governo

Alt da imagem

O ANDES-SN esteve presente junto a demais representantes do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) na manhã da terça-feira, 2 de janeiro, em uma atividade política simbólica que se propôs a lavar com sal grosso a entrada do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Do Sindicato Nacional estiveram presentes a presidenta, Rivânia Moura; a 1ª vice-presidenta da Regional Pantanal, Adma Cristhina Salles; e o 1º tesoureiro da Regional Leste, Ricardo Roberto Behr.

O ato simbolizou a limpeza da Esplanada "para tirar o espírito do Bolsonaro daqui”, segundo os próprios servidores e servidoras. Ao som da música de Juliano Maderada “Está na hora do Jair, já ir embora, arruma suas malas, dá no pé e vá-se embora", as e os representantes do Fonasefe esfregaram, com vassouras, o sal grosso no piso da passarela de acesso ao ministério.

Além da lavagem simbólica, as e os dirigentes protocolaram ofício à ministra Esther Dweck (Gestão) e aos ministros Fernando Hadad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), reforçando a necessidade de o governo discutir a recomposição salarial da categoria, bem como abrir negociação sobre os demais itens da pauta unificada do funcionalismo federal, como os valores pagos a título de benefícios que estão congelados desde 2012.

Segundo David Lobão, integrante do Fonasefe e diretor do Sinasefe, em reunião, a nova Ministra da Gestão, Esther Dweck, garantiu que abrirá mesa de negociação com as e os servidores para discutir o reajuste salarial e restruturação de carreira. Esther informou também que não tomará nenhuma decisão sem ouvir as e os servidores públicos.

No documento entregue ao governo (e disponível para download ao final desta página), o Fonasefe propõe viabilizar o remanejamento no orçamento 2023 aprovado pelo Congresso Nacional, possibilitando reajuste linear emergencial no mesmo índice da inflação acumulada durante o governo Bolsonaro, em torno de 27%, contra os 6% previstos na Lei Orçamentária Anul (LOA), votada no final de dezembro.

As atividades no MGI são parte das ações programadas pelas entidades que compõem o Fonasefe para a posse do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciadas no dia 30 de dezembro com a montagem do espaço do servidor e da servidora, no Pavilhão do Parque da Cidade.

No dia 31, no mesmo local, ocorreram rodas de conversa sobre a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 e as perspectivas para o próximo período. E, no dia 1 de janeiro, as e os representantes das diferentes categorias se reuniram na Torre de TV, próximo à Esplanada dos Ministérios, de onde seguiram em cortejo para acompanhar os eventos de posse do novo presidente. 

 

Fonte e fotos: ANDES-SN e Fonasefe

Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Ofício do Fonasefe a novos ministros e ministras

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Para Marquita Quevedo, o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ não nasceu em festa, nasceu em revolta

SVG: calendario 03/07/2026
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, ativista trans relaciona memória, representatividade, cultura e políticas públicas para refletir sobre os desafios e as conquistas da população LGBTQIAPN+

Sedufsm cobra medidas contra sobrecarga docente e Reitoria da UFSM sinaliza revisão de fluxos de trabalho

SVG: calendario 26/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Diante do levantamento do sindicato, gestão da UFSM sinalizou mapeamento dos fluxos administrativos, avaliação das secretarias integradas e modos para enfrentar sobrecarga e adoecimento mental

Servidoras e servidores pressionam pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas

SVG: calendario 25/06/2026
SVG: tag Sedufsm
Jadir Lemos, diretor da Sedufsm e coordenador do GTSSA local, diz que acabar com cobrança indevida é corrigir uma injustiça social

Veja todas as notícias