Sedufsm quer evitar sobrecarga de trabalho em minuta de encargos docentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/07/23 12h55m
SVG: views 1524 Visualizações

Integrantes da diretoria do sindicato dialogaram com conselheiros/as do CEPE nesta quarta, 31

Alt da imagem
Reunião teve participação presencial, no Audimax (CE), e também via Google Meet

Na tarde desta quarta, 31 de maio, a diretoria da Sedufsm promoveu uma reunião com alguns conselheiros/as do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM para discutir a minuta de encargos docentes elaborada pela Reitoria da instituição, buscando uma ação no sentido que o documento tenha melhorias em relação à proposta da gestão da Universidade.

Durante o encontro, que aconteceu presencialmente no Audimax (Centro de Educação) e também via Google Meet, diretores/as da Sedufsm apresentaram alguns apontamentos não previstos na proposta da Administração Central, e que objetivam evitar a sobrecarga de trabalho da categoria. Entre eles, limite à carga-horaria de sala de aula e observação especial aos encargos dos estágios obrigatórios das licenciaturas. Essas observações do sindicato resultam de uma pesquisa realizada pela seção sindical em outras 39 universidades federais.

A primeira versão do documento foi apresentada pela gestão em dezembro de 2022. O objetivo, conforme relatado pela própria vice-reitora da instituição, professora Martha Adaime, é dar um retorno concreto ao Ministério Público Federal (MPF), que tem cobrado medidas no sentido de fiscalizar a aplicação da carga horária de professores/as.

Desde que foi anunciada a minuta, a diretoria da Sedufsm tem buscado dialogar com as e os gestores. Em encontro recente com o sindicato, no dia 16 de maio, a vice-reitora, professora Martha Adaime, ressaltou que não havia muito espaço para alteração do texto já elaborado, uma vez que o documento já passou pela Procuradoria Jurídica e, em breve, retornará à Pró-Reitoria de Planejamento, para depois ser encaminhado para o CEPE.

Conforme o presidente da seção sindical, professor Ascísio Pereira, o objetivo da reunião e do próprio documento elaborado pela entidade não é se manifestar contra ou favor do texto da reitoria, mas buscar intervir no sentido de aperfeiçoá-lo, evitando que o conteúdo seja prejudicial à categoria.

Neila Baldi, diretora de Comunicação da Sedufsm, afirmou que é importante ampliar o debate, levando às e aos docentes uma proposta alternativa para que essa também possa fazer parte da análise dos membros do CEPE. Ela destaca que a proposta elaborada pela seção sindical contempla uma carga horária máxima em sala de aula e um olhar específico para os estágios obrigatórios, sobretudo os das licenciaturas, que estão entre as preocupações apresentadas por docentes na live ocorrida no dia 23 de janeiro.

Durante a reunião desta quarta-feira, a diretora da Sedufsm solicitou a conselheiros/as que, quando a reitoria encaminhar a minuta ao CEPE, que isso possa ser levado para discussão nos departamentos, antes da deliberação do Conselho.

Lúcia de Fátima Royes Nunes, professora do departamento de Metodologia do Ensino, participar da atividade presencial, solicitou à diretoria da Sedufsm que seja encaminhado o mais breve possível a análise da minuta dos encargos docentes. O presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, afirmou que, além da divulgação do documento nos meios de comunicação do sindicato, a entidade vai começar, também, a realizar reuniões ampliadas nos departamentos para discutir o assunto.

 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias