Reunião do CEPE na sexta, 20 de outubro, deve avaliar proposta de encargos docentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/10/23 18h20m
SVG: views 1389 Visualizações

Sedufsm pressiona contra proposição da Reitoria que pode ampliar sobrecarga docente

Alt da imagem

Na pauta da sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que ocorre na manhã de sexta, 20 de outubro, está prevista a avaliação pelo(a)s conselheiro(a)s da proposta dos encargos didáticos docentes. Há uma proposição inicial, elaborada pela reitoria da UFSM, que, no entendimento da diretoria da Sedufsm, não soluciona o problema da sobrecarga de trabalho enfrentada, cotidianamente, por professores e professoras. Contudo, também está protocolada pela seção sindical, desde o dia 3 de julho, uma proposta alternativa à minuta da gestão, que resultou de várias reuniões em que contribuições foram apresentadas pela categoria.

Em relação à votação no CEPE, a diretoria da Sedufsm, com o respaldo da assembleia ocorrida na última quarta, 11 de outubro, está promovendo diversas ações de conscientização, ao longo desta semana, sobre a importância desse tema. Conforme deliberado na plenária, estão sendo divulgadas mensagens através de carro de som no campus sede e nos demais campi; foi encaminhada, ainda, uma carta aberta a conselheiros/as que fazem parte do CEPE; serão publicizados, também, nesta semana, artigo e nota paga no Diário de Santa Maria debatendo o tema dos encargos e divulgadas mensagens através das redes sociais e whatsapp.

Em uma fase anterior ao encaminhamento da proposta alternativa aos encargos didáticos, a diretoria da Sedufsm buscou dialogar com a Reitoria, para que pudesse agregar à proposta inicial suas contribuições. Contudo, não conseguiu que essas sugestões fossem incorporadas, em que pese o fato de, em uma mensagem da vice-reitora, professora Martha Adaime, esta ter afirmado que “a maioria das sugestões foram acatadas, exceto àquelas de recomendações contrária feitas pela PROJUR/ AGU/UFSM”.

Minuta da Reitoria não enfrenta questão da sobrecarga

Marcia Morschbacher, vice-presidenta da Sedufsm, avalia que a proposta de minuta da reitoria, e que está para ser avaliada pelo CEPE, não enfrenta a questão da sobrecarga de trabalho docente, alerta que a seção sindical tem feito desde que os debates iniciaram. Para Marcia, a preocupação da diretoria do sindicato permanece na medida em que, além de não reduzir essa sobrecarga, ainda pode causar um agravamento. “O nosso entendimento é de que a intensificação do trabalho não é uma condição individual, ou de escolha, mas sim, uma problemática a ser enfrentada como política institucional de valorização profissional dos/as docentes e de melhorias nas condições de trabalho”, comenta ela.

A diretora da Sedufsm ressalta, ainda, que há uma outra preocupação agregada, que é o fato de a minuta dos encargos não estar sendo discutida, de forma articulada, com a minuta de resolução que altera os critérios para a progressão e promoção docentes. “Na nossa forma de avaliar, há uma minuta de resolução que não enfrenta a sobrecarga de trabalho e, de outro, uma segunda minuta, que aponta para a mudanças de critérios na avaliação de desempenho para a progressão e promoção na carreira, deixando de computar uma série de atividades que fazem parte do cotidiano do trabalho docente”, frisa Marcia.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias