Sedufsm tem agenda de discussão sobre encargos docentes, que inicia na quinta, 16
Publicada em
Atualizada em
16/11/23 09h10m
619 Visualizações
Proposta, retirada em assembleia, é construir uma minuta que atenda às necessidades da categoria
Na próxima quinta-feira (16), a Sedufsm inicia o debate nos centros e campi para a proposição de uma minuta sobre os encargos docentes que contemple as necessidades da categoria. O calendário prevê atividades até o dia 28 de novembro. Posteriormente, com as sugestões elencadas, será construída uma minuta com o Grupo de Trabalho (GT) Carreira para ser encaminhada à gestão da UFSM.
A construção de um novo documento sobre esse tema foi discutida em assembleia docente, quando a proposta apresentada pela Reitoria foi rejeitada. Para o debate, a Sedufsm elenca algumas questões, como a necessidade de limite de sala de aula, maior tempo dedicado ao planejamento de aulas e atendimento de estudantes, ampliação do escopo de atividades e redução de encargos para coordenações de curso, entre outros.
A diretora da Sedufsm, Neila Baldi, explica que, desde que a Reitoria protocolou um projeto de revisão da minuta dos encargos docentes, em dezembro do ano passado, o sindicato está atento à questão e realizou uma série de reuniões e proposições. No entanto, as propostas não foram consideradas pela gestão, que levou o processo ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A partir da articulação do sindicato, conselheiros e conselheiras rejeitaram a proposta e pediram à gestão um amplo debate.
No último dia 30, a Reitoria realizou um encontro com docentes, quando o reitor, Luciano Schuch, admitiu alterar a proposição, colocando limite de sala de aula, assim como criando um calendário de discussão. “Entendemos que temos que iniciar o projeto do zero, não usar a minuta em questão para o debate”, afirma Neila. Ela lembra que a Sedufsm realizou um amplo estudo, no primeiro semestre, analisando minutas de diversas universidades, para apresentar propostas.
“A nossa avaliação, hoje, é de que existe uma sobrecarga de trabalho docente, que tem levado, inclusive ao adoecimento, e a minuta proposta não atacava esse problema. Com os encargos devidamente computados, vamos perceber que precisamos de mais docentes e não, de mais trabalho”, afirma Neila.
Veja o calendário das discussões:
16 de Novembro, CT e CCNE
16h- Auditório 355 A (anexo 9A, no CT).
20 de Novembro, CE
9h- Audimax (prédio 16)
21 de Novembro, Campus de Frederico Westphalen
14h- Espaço de Convivência.
22 de Novembro, CAL e CCR
9h- Auditório Flavio M. Schneider (CCR).
22 de Novembro, Campus de Palmeira das Missões
9h- Auditório do prédio 2.
24 de Novembro, CCS
9h30, Anexo 26B.
27 de Novembro, CEFD
9h30, Miniauditório (prédio 51, 2º andar).
27 de Novembro, CCSH
16h, Sala 2275 (prédio 74A).
28 de Novembro, Campus de Cachoeira do Sul
9h, Auditório C3-21.
Texto: Fritz R. Nunes
Foto: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de imprensa da Sedufsm