Sedufsm convoca assembleia geral da categoria docente nesta quarta, 20 de março SVG: calendario Publicada em 19/03/24
SVG: atualizacao Atualizada em 19/03/24 12h32m
SVG: views 790 Visualizações

Plenária acontece no Complexo Didático e Artístico (CDA), e vai discutir a campanha salarial e construção de greve

Alt da imagem

Nesta quarta-feira, 20 de março, a Sedufsm promoverá uma assembleia geral da categoria docente. A plenária, que terá 1ª chamada às 18h e 2ª chamada às 18h30, será realizada no Complexo Didático e Artístico (CDA), anexo ao prédio do Centro de Educação Física (CEFD) do campus sede da UFSM.

Uma novidade desta assembleia será o ‘Espaço KIDS’, onde estará presente uma recreacionista  para atender os(as) filhos(as) dos(as) docentes que estarão presentes na plenária. O objetivo é promover atividades lúdicas para entreter as crianças, proporcionando aos docentes a tranquilidade necessária para participarem da reunião.

Dentre as pautas a serem discutidas estão a campanha salarial e a construção da greve. As asssmbleias das seções sindicais preparam a  reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes), no dia 22 de março. Durante o  42º Congresso do ANDES-SN decidiu-se por discutir greve em função da ausência do governo à contraproposta da bancada sindical, apresentada em 31 de janeiro, para a reposição das perdas salariais. Enquanto a categoria docente amarga arrocho de 22,71%, considerando apenas a inflação do governo Temer até o final do governo Lula, o governo manteve a proposta de reajuste de 0% em 2024, e apenas 9% parcelados em 2025 (4,5%) e 2026 (4,5%). Além de não acatar a solicitação de equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos Três Poderes, para ativos/as e aposentados/as.

Reunião do ANDES-SN e Sinasefe com governo

Diretoras e diretores do ANDES-SN e do Sinasefe se reuniram na última sexta-feira (15), em Brasília (DF), com representantes dos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Educação (MEC) para discutir tecnicamente as propostas de reestruturação da carreira docente do Magistério Federal, apresentadas ainda em 2023 pelas entidades sindicais.

Durante essa reunião, foram destacados os principais pontos de interesse em relação à carreira docente, como a unificação de carreira entre docentes do EBTT e do MS, uma estrutura de 13 níveis sem classes e uma progressão de carreira com 5% entre cada etapa, entre outros aspectos. Foi enfatizada a importância do governo assumir o compromisso de manter direitos já conquistados, como férias de 45 dias e o Regime Jurídico Único (RJU).

Pontos prioritários foram identificados, exigindo soluções imediatas, como o fim da cobrança do registro de ponto eletrônico para docentes do EBTT e a revogação de portarias que afetam as progressões nas carreiras e impedem o pagamento de parcelas retroativas referentes à progressão funcional.

Confira as informações completas sobre a assembleia docente

O quê? Assembleia Geral Docente

Quando? Quarta-feira, 20 de março

Onde? No Complexo Didático e Artístico (CDA)

Horário? 18h (1ª chamada), 18h30 (2ª chamada)

Pauta
1. Informes;
2. Campanha salarial e construção da greve;
3. Assuntos gerais.
 

Texto: Karoline Rosa (jornalista), com informações do ANDES-SN
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

13 anos depois, seguem as memórias da tragédia da Kiss

SVG: calendario 27/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Atividades para lembrar o 27 de janeiro de 2013 iniciaram na segunda e prosseguem nesta terça-feira

Sedufsm retoma nesta terça (27) os atendimentos presenciais da assessoria jurídica na sede Centro

SVG: calendario 26/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Atendimentos ocorrem pela manhã, mediante agendamento; sindicato alerta sobre novas tentativas de golpe

Sedufsm garante reajuste de 6,26% no plano de saúde da Unimed em 2026

SVG: calendario 23/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Negociação reduziu índice técnico inicialmente apresentado pela operadora, que superava 26%

Veja todas as notícias