Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/04/24 10h24m
SVG: views 1364 Visualizações

Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Alt da imagem

Todos e todas que passaram pela boate do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFSM nos últimos 30 ou 40 anos têm encontro marcado para rememoração na próxima quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma (rua professor Braga, nº 55). É o lançamento do documentário em curta-metragem “Clube Universitário- A Boate do DCE”, produzido e dirigido pelo designer gráfico, Luciano Ribas. A produção traz depoimentos e fotos de arquivo de pessoas que viveram e conviveram com este local icônico, em diferentes momentos.

Segundo Ribas, o documentário “é sobre afetos, sobre um tempo e um lugar compartilhados por muita gente. E também é uma provocação, pois o resgate e a preservação dessa memória são urgentes. Mais de quarenta anos de histórias não podem ser apagados pela omissão de quem os viveu", explica o produtor.

Com depoimentos reais, “Clube Universitário - A Boate do DCE” se concentra entre a conformação da Boate do DCE, na primeira metade dos anos 80, e os anos 90. Mas, também faz referência aos anos anteriores, quando tinha um funcionamento esporádico, e ao fechamento da boate, em 2013.

Entre as vozes que remontam a história estão o atual ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; Magrão, que atuou como DJ da Boate do DCE; Mauren Pacheco, que foi coordenadora do DCE da UFSM; o professor historiador Diorge Konrad; Alex Monaiar, que era presidente do DCE em 2013, quando a boate foi fechada, entre outras pessoas que tiveram envolvimento com a boate durante o passar dos anos.

Luciano Ribas explica que o recorte histórico entre 1983 e 2013 se deu porque foram os anos durante os quais a arrecadação da Boate ajudou a fazer do DCE a entidade mais importante de Santa Maria. O fim da Boate teve um impacto evidente, ao lado de outros fatores, em um certo refluxo do movimento estudantil em Santa Maria.

“O documentário é “pessoal e intransferível”, pois quase tudo o que aconteceu de importante durante a minha adolescência e juventude está ligado à Boate do DCE, onde fui o que hoje se chama de DJ entre 1990 e 1991 e entre 1992 e 1994, e/ou à entidade, da qual fui coordenador e secretário-geral, entre o final de 1992 e 1994”, ressalta.

Para relembrar a energia daqueles tempos, Ribas criou uma playlist no Spotify com músicas que ele costumava tocar quando animava as noites de DCE nos anos 1990.

Para acessar a playlist: https://spoti.fi/4auMyf9

O documentário “Clube Universitário - A Boate do DCE” é um projeto realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020”, com apoio da Secretaria de Cultura / Prefeitura de Santa Maria e do Ministério da Cultura / Governo Federal.

Serviço

O QUÊ? Lançamento do documentário “Clube Universitário - A Boate do DCE”

QUANDO? Quinta-feira, 11 de abril de 2024, às 19h

ONDE? Auditório da Cesma (Rua Prof. Braga, 55)

QUANTO? De graça.

 Ficha técnica

Argumento, roteiro, direção e montagem: Luciano do Monte Ribas

Produção: Luciano do Monte Ribas e Wilson Machado Júnior

Imagens e fotografia: Marcos Borba e Rafael Rigon

Drone: Alexandre Pergher

Imagens enviadas e adicionais: Cacá Martins, Diorge Konrad, Elis Morais, Fernando Pigatto, Luciano do Monte Ribas, Mauren Pacheco, Sérgio Kapron

Som direto: Luciano do Monte Ribas, Marcos Borba, Rafael Rigon

Finalização: Finish / Evandro Rigon

Consultoria de roteiro e de direção: Luiz Alberto Cassol

Design gráfico: Luciano do Monte Ribas

Trilha sonora composta: Duca Duarte

Trilha sonora punk rock: You Can't Fail - Density & Time

Fotografias: Arquivo da UFSM; arquivos pessoais: Cristina Strohschoen do Santos, Luciano do Monte Ribas; fotografias obtidas nas páginas do Facebook “Fotos da antiga Boate do DCE” e “Resistência”

Trechos de clipes musicais reproduzidos do YouTube

Agradecimentos: Cassio Corbelini, Clayton Hillig, Cristina Strohschoen do Santos, DCE-UFSM, Finish, PRAE-UFSM, Quati Gelato & Baguete, Raquel Correa, Rose Carneiro, TV OVO.

Assessoria de comunicação: Rodrigo Ricordi.

 

Texto: Fritz R. Nunes com informações da assessoria de comunicação/Rodrigo Ricordi
Fotos: Wilson Machado Júnior
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Privacidade hackeada’ é a sugestão para assistir no feriadão

SVG: calendario 29/05/2024
SVG: tag Cultura
Documentário de 2019 é a dica cultural da professora Glaucia Konrad

Domingo é dia de reunir arte e solidariedade

SVG: calendario 24/05/2024
SVG: tag Cultura
Projeto ‘Entre amigos’ reúne “música, solidariedade e caridade” no domingo, 26, no Instituto Espírita Leocádio Correia

Confira a exposição “Santa Maria de todas as graças”

SVG: calendario 16/05/2024
SVG: tag Cultura
Cartunista e professor da UFSM, Máucio expõe cerca de 40 trabalhos na Câmara de Vereadores, entre 15 e 28 de maio

Veja todas as notícias