Comando de Greve da Sedufsm inicia campanha de arrecadação de donativos SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 07/05/24 17h42m
SVG: views 512 Visualizações

Docentes se reuniram para discutir a greve solidária e definir como ajudar durante este período de crise

Alt da imagem
Reuniões do CLG ocorrerão esta semana, todas as manhãs, na Sedufsm

O Comando Local de Greve (CLG) das e dos docentes da UFSM decidiu na manhã desta terça, 7 de maio, que a Seção Sindical dos e das Docentes da UFSM (Sedufsm) será ponto de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas na região. As doações (ver lista abaixo) devem ser deixadas na sede da Sedufsm (rua André Marques, 665) a partir da amanhã, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O carro do sindicato também está disponível para retirada de donativos.

O objetivo central do encontro do CLG foi debater sobre a Greve Solidária. A categoria está em greve desde o último dia 25 de abril e o CLG havia interrompido reuniões no dia 30 de abril, quando Santa Maria foi tomada por chuvas severas.

A vice-presidenta da Sedufsm, Márcia Mörschbächer, explica que essa reunião serviu para retomar a agenda de atividades do Comando Local de Greve (CLG), que teve suas atividades interrompidas em virtude das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. “Fizemos uma boa reunião, cujo ponto de pauta principal foi a construção da greve solidária, de modo que o CLG organize iniciativas e engaje a categoria docente para as atividades de solidariedade, que a nossa comunidade tanto precisa nesse momento, seja a comunidade da própria UFSM, não só de Santa Maria, mas também dos demais campi”, avalia Márcia. 

Durante a reunião, os e as docentes realizaram um panorama geral da comunidade diante da situação em que vivemos, já que muitos que estavam presentes estão atuando nos movimentos solidários espalhados pelo município de Santa Maria e região. Dentre os relatos, o destaque foi o problema de organização presente nas atividades solidárias. “Tem muita boa vontade, mas falta gestão”, destaca a professora, Jurema Brites, que está auxiliando no projeto 'UFSM S.O.S. Comunidades'. 

Já a diretora da SEDUFSM, Neila Baldi, ressaltou que nesse momento, além de ajudar o público externo, precisamos olhar para a comunidade acadêmica. “Nossos alunos e alunas e servidores e servidoras que foram afetadas também necessitam de nosso apoio”, destaca Neila. 

No encontro, o presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, informou ao CLG que foram repassados recursos financeiros, da Sedusm e do ANDES-SN, para o Banco de Alimentos de Santa Maria.

Encaminhamentos

Na reunião foi decidido a realização de uma reunião conjunta com a Reitoria, Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e também com as entidades representativas das demais categorias da UFSM, para articular ações unificadas de solidariedade, dentro da UFSM. “Porque nós temos colegas docentes, TAE's, trabalhadores terceirizados e estudantes que estão em situações complexas em função de todas essas chuvas que nós enfrentamos”, argumenta Márcia. A ideia também é mapear as pessoas da comunidade interna que estão necessitando de apoio.

Outro encaminhamento foi a organização de uma campanha de arrecadação de materiais para as vítimas das enchentes, tendo como ponto de coleta a Sedufsm. “Nós vamos estar divulgando essa campanha para que toda a categoria docente traga os seus materiais de doação, seja para as pessoas quanto para os animais, aqui no nosso sindicato”, comenta a vice-presidenta da Sedufsm.  O material enviado para os animais será encaminha ao Centro de Eventos da UFSM, local que está abrigando cães e gatos resgatados.

O que doar ? 

  • Água;
  • Roupa de cama e cobertor;
  • Colchões
  • Toalhas de banho;
  • Fraldas infantis;
  • Kits de higiene pessoal;
  • Absorventes íntimos. 

Para os animais: 

  • Remédios antipulgas e vermífugos; 
  • Coleiras e guias; 
  • Mantas;
  • Ração úmida. 

Onde doar? 

  • Sede da Sedufsm, localizada na rua André Marques, 665 - Centro.

Também foi definido que o CLG vai se reunir todos os dias dessa semana, às 9h. Esses encontros permitirão debater e definir novas medidas emergenciais, conforme o surgimento de demandas decorrentes da situação que enfrentamos. Com as reuniões diárias, o CLG poderá mapear docentes que queiram atuar na organização e entrega dos donativos e demais ações solidárias.

 

Texto e fotos: Karoline Rosa

Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN assina acordo resultante da greve com o governo federal

SVG: calendario 28/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Presidente da Sedufsm diz que conteúdo assinado foi o possível e recoloca o sindicato como protagonista

Sedufsm informa Reitoria sobre fim da greve e entrega moção de repúdio

SVG: calendario 28/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Sindicato comunicou volta das aulas em 1º de julho e repassou documento aprovado em assembleia

Docentes da UFSM finalizam greve e aprovam retorno às aulas em 1º de julho

SVG: calendario 27/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Assembleia também aprovou moção de repúdio à Reitoria devido à forma como foi encaminhado o calendário acadêmico

Veja todas as notícias