Docentes em greve na UFSM realizam vigília SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 03/06/24 18h36m
SVG: views 321 Visualizações

No Dia de Luta nas IFEs, Comando Local fez concentração no Lonão em frente ao CT à tarde e participou de ato no IFFar pela manhã

Alt da imagem
Docentes na tarde desta segunda-feira, na vigília realizada no Lonão da greve em frente ao CT

A segunda-feira, 3 de junho, foi um dia de mobilização convocado pelo Comando Nacional de Greve dos e das docentes das Instituições Federais (IFEs). O objetivo dessa chamada foi pressionar o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a reabrir a negociação com o movimento paredista, que, no caso da UFSM, iniciou em 25 de abril. No turno da tarde, enquanto acontecia a reunião em Brasília, no MGI, integrantes do Comando Local de Greve (CLG) docente se concentravam em uma vigília no Lonão reinstalado em frente ao prédio do Centro de Tecnologia (CT), no campus sede.

Ato público no IFFar

Mas, essa não foi a única atividade desta segunda-feira. Pela manhã, uma representação do CLG participou de um ato dos e das grevistas do Instituto Federal Farroupilha, que ocorreu na frente do prédio da reitoria do IFFar, localizado na Alameda Santiago do Chile, no bairro Dores, em Santa Maria. Estiveram presentes ainda integrantes do sindicato dos técnico-administrativos da UFSM (Assufsm).

O presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, falou durante o ato organizado em frente ao IFFar, prestando solidariedade ao movimento que é realizado por servidores/as dos IFs da base do Sinasefe em todo o país.

Para Ascísio, foi uma atividade importante para que se pudesse compartilhar a união entre os vários segmentos de lutadores/as, em um momento bastante duro, em que ocorre uma intensa disputa por recursos para as Instituições Federais de Ensino. Na visão do docente, essa disputa não é apenas por questões de salário e carreira, mas se refere também a uma busca de ampliação do orçamento público, que visa dar condições para a manutenção de uma educação pública de qualidade.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Fotos: Fritz Nunes e Assufsm
Assessoria de imprensa da Sedufsm



 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN assina acordo resultante da greve com o governo federal

SVG: calendario 28/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Presidente da Sedufsm diz que conteúdo assinado foi o possível e recoloca o sindicato como protagonista

Sedufsm informa Reitoria sobre fim da greve e entrega moção de repúdio

SVG: calendario 28/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Sindicato comunicou volta das aulas em 1º de julho e repassou documento aprovado em assembleia

Docentes da UFSM finalizam greve e aprovam retorno às aulas em 1º de julho

SVG: calendario 27/06/2024
SVG: tag Greve 2024
Assembleia também aprovou moção de repúdio à Reitoria devido à forma como foi encaminhado o calendário acadêmico

Veja todas as notícias