Um livro para lembrar da Boate do DCE e de Júpiter Maçã
Publicada em
Atualizada em
21/06/24 10h57m
393 Visualizações
Professor José Marcos Froehlich comenta a leitura de “Um lugar do caralho”
Nesta sexta, 21 de junho, a dica cultural é a leitura de “Um lugar do caralho”, escrito por um ex-estudante da UFSM, Thiago Krening. O livro, indicado pelo professor José Marcos Froehlich, do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM, une, de forma saudosista, a música de Flávio Bassos- o Júpiter Maçã- com as lembranças dos tempos da boate do DCE na UFSM. Acompanhe a íntegra da dica abaixo.
“Um lugar do caralho (Thiago Krening, HQ, 2022)
Encontrar um lugar legal, com um som legal, com gente legal e com cerveja barata, não é pouca coisa...é, de muito, algo prá dançar e se escabelar...como fizeram gerações de estudantes e assemelhados, durante décadas, na mais que icônica, genuinamente lendária Boate do DCE da UFSM, localizada no térreo da CEU-1, na Professor Braga, 79, centro de Santa Maria. Esse é o tema da HQ Um lugar do caralho, de Thiago Krening, que reverencia, ao mesmo tempo, a Boate do DCE e a música de Júpiter Maçã. Uma feliz e sinérgica conexão!
Após tantos eventos extremos que nos atingiram, como os beijos infernais e os tormentos climáticos, não custa lembrar um pouco do tempo em que éramos felizes e pouco nos preocupávamos com isso...conjugando trama narrativa e expressão visual, a arte da HQ de Thiago Krening remete tod@s que conheceram a Boate do DCE a um espaço-tempo compartilhado, mesmo que não coetâneo, capaz de acionar memórias afetivas e criativas. Quando reconhecemos e nos identificamos com cenários e histórias que, de alguma forma, vivenciamos e continuamos a experienciar, pelo envolvimento com a proximidade e história local, somos tocados por muitas lembranças e emoções...quem conhece Santa Maria certamente vai reconhecer na HQ os cenários e as ruas que circundam e davam circulação às muitas pessoas que transitavam, e interagiam, ao redor e no próprio espaço cultural que se configurava a Boate do DCE.
Embora baseado num recorte temporal e particular da época em que, como estudante de Desenho Industrial na UFSM, frequentava assiduamente a Boate do DCE, Thomas Krening consegue produzir uma história representativa de toda a história que envolveu aquele espaço e que sempre marcou o tempo social de sua existência. Um tempo no qual aquele espaço se expressava como território de uma experiência cultural, demarcada politicamente por forças e anseios plurais de mudanças sociais, tanto locais quanto globais...anseios e forças tão necessárias no atual momento crítico que passamos, no Brasil e no mundo, e mais particularmente aqui em Santa Maria e no Rio Grande do Sul.
Um lugar do caralho. Roteiro e Arte: Thiago Krening. Histórias em Quadrinhos. Porto Alegre: Editora Hipotética, 2022.
Contatos: hipotetica.com.br editora@hipotetica.com.br contato@hipotetica.com.br
Financiado com Catarse Playlist Spotify: Boate do DCE – UFSM.”
José Marcos Froehlich
Professor do departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM e dos programas de pós-graduação em Extensão Rural e de Ciências Sociais da UFSM.
Texto: Fritz R. Nunes
Imagens: Italo de Paula e arquivo pessoal
Assessoria de imprensa da Sedufsm