Jornada de mobilização docente cobrará cumprimento do acordo de greve SVG: calendario Publicada em 03/12/24
SVG: views 125 Visualizações

Assembleias de base devem deliberar sobre as ações até o próximo dia 9 (segunda-feira) e atividades de mobilização devem ocorrer entre os dias 10 e 13 de dezembro.

Alt da imagem

Com o objetivo de pressionar o governo federal em prol do cumprimento dos termos do acordo da greve deste ano, docentes das instituições federais de ensino (Ifes) se organizam nacionalmente. Encabeçada pelo ANDES-SN, uma jornada de mobilização está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 13 de dezembro, na próxima semana.  A deliberação pela jornada foi realizada durante a reunião do Setor das Ifes, ocorrida nos dias 23 e 24 de novembro.

A agenda de mobilizações, detalhada na Circular 552/2024, orienta a realização de assembleias de base entre os dias 2 e 9 de dezembro. Nelas, as seções sindicais deverão debater e deliberar sobre as atividades previstas, enviando suas decisões ao ANDES-SN por meio de formulário online.

A greve dos docentes das instituições federais de ensino ocorreu de abril a junho deste ano e, após a paralisação, nem todas as etapas do acordo foram cumpridas. De acordo com Gustavo Seferian, presidente do ANDES-SN, ainda há muitos pontos pendentes no acordo firmado com o governo. “Embora algumas conquistas, como a regularização de promoções e progressões, tenham avançado, outros compromissos, como a tramitação legislativa para garantir a recomposição salarial parcial em janeiro de 2025, seguem sem definição”, destacou Seferian. A demora do governo em enviar projetos de lei para o Congresso Nacional preocupa a categoria, já que o prazo para que as matérias tramitem ainda em 2024 está se esgotando.

Atividades previstas - A jornada de mobilização organizada pelo Setor das Ifes convida os docentes a participarem de atividades planejadas em todo o país, com início no dia 10 de dezembro, data que coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nesse dia, os atos promovidos pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo terão como foco a denúncia de ataques recentes à democracia e a exigência de responsabilização daqueles que cometeram crimes contra a sociedade brasileira.

No dia 11 de dezembro, estão previstas atividades locais em universidades, institutos federais e Cefets. Nessa data, as seções sindicais irão debater temas como as condições de trabalho, infraestrutura, orçamento das instituições, enfrentamento à reforma administrativa e a defesa da democracia na escolha dos dirigentes das instituições. Esse será um momento de abordar os desafios enfrentados em cada instituição.

O dia 12 de dezembro será marcado por uma paralisação nacional e mobilizações em todo o país. O objetivo é pressionar o governo federal a cumprir os termos do Acordo de Greve nº 10/2024, firmado em 27 de junho deste ano.

Por fim, no dia 13 de dezembro, haverá acompanhamento da reunião do grupo de trabalho do Ministério da Educação (MEC), que discutirá o substitutivo da Portaria nº 983/20. Essa portaria trata da regulamentação das atividades de docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A reunião acontecerá em Brasília, das 9h30 às 17h.

 

Programação da Jornada de Mobilização (10 a 13 de dezembro de 2024)

• 2 a 9 de dezembro: Rodada de Assembleias

• 10 de dezembro: Atos em defesa da punição e sem anistia para os golpistas!

• 11 de dezembro: Atividades nas Instituições e seus campi acerca do plano de lutas em sua dimensão local.

• 12 de dezembro: Proposta de Paralisação para o Cumprimento dos Termos de Acordo de Greve nº 10/2024, de 27 de junho de 2024, por parte do governo federal.

• 13 de dezembro: Acompanhamento da reunião do GT MEC sobre o substitutivo da Portaria nº 983/20 – GT Atividade Docente.

 

 

Texto: Nathália Costa, com informações de ANDES-SN

Imagem: ANDES-SN

Assessoria de Imprensa Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Aprovação da lei que prevê reajustes e acordos de greve do funcionalismo pode ficar para 2025

SVG: calendario 20/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Relator da Lei Orçamentária Anual informou nesta quinta, 19, que pode deixar apreciação da LOA para ano que vem

Governo federal encaminha reajuste do funcionalismo através de emendas parlamentares

SVG: calendario 18/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Informação repassada ao ANDES-SN pelo Fonasefe altera notícia da sexta passada de que reposição seria feita por MP

GT sobre regulação do trabalho docente EBTT tem vigência até 10 de janeiro

SVG: calendario 17/12/2024
SVG: tag Greve 2024
Representantes do governo e do ANDES-SN reunidos na sexta, 13, abordaram temas como ponto EBTT e reajuste salarial

Veja todas as notícias