Sedufsm denuncia falta de diálogo com a Reitoria SVG: calendario Publicada em 19/12/24
SVG: atualizacao Atualizada em 19/12/24 09h07m
SVG: views 862 Visualizações

Gestão da UFSM vai levar ao Consu proposta de resolução sobre as progressões docentes, sem debate com a categoria

Alt da imagem

A diretoria da Sedufsm vem a público questionar e rechaçar a proposta de minuta de resolução que altera as pontuações para progressões e promoções docentes.  Uma proposta anterior foi rejeitada pela categoria em 29 de junho de 2023, em assembleia docente, e desde então a Reitoria não fez contraproposta.

Agora, no apagar das luzes do ano letivo, a Reitoria leva ao Conselho Universitário (Consu) proposta que altera os parâmetros de progressão/promoção. No entanto, a minuta de resolução não foi amplamente debatida nas unidades de ensino, passando apenas pelas instâncias superiores da Universidade. Em agosto de 2023, a Reitoria suspendeu o cronograma de discussão da minuta, agora leva à votação uma nova minuta, sem debate.

Diversas pesquisas acadêmicas mostram que a imposição de parâmetros de produtividade e a diversidade de atividades docente - aulas, pesquisas, extensão, relatórios, artigos, livros, reuniões etc. – têm gerado sobrecarga de trabalho, que extrapola os limites da jornada regimental. Isso significa trabalho em turnos que não são os convencionais, assim como aos finais de semana. Esta lógica tem gerado adoecimento.

Independente de a pontuação seguir ou não a mesma, os parâmetros apresentados na resolução devem ser discutidos com a categoria. Há muito trabalho docente que não aparece na tabela da resolução e, portanto, não pontua.

Reiteramos que a nossa democracia representativa – via conselhos – tem se mostrado insuficiente. É preciso que haja amplo debate para que conselheiros/as votem conforme suas unidades decidam. Precisamos construir juntos/as melhores condições de trabalho.

Santa Maria, 19 de dezembro de 2024.


Diretoria da Sedufsm
Gestão ‘Renova Sedufsm’

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Diretoria da Sedufsm repudia cortes no orçamento da universidade

SVG: calendario 07/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Sindicato ressalta que educação não deve fazer parte de disputa orçamentária e frisa que seguirá pressionando Legislativo e Executivo

Docentes que aderirem a plano de saúde neste mês de janeiro não cumprem carência

SVG: calendario 07/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Período de adesão à Unimed sem necessidade de cumprir carência vai até terça, 20 de janeiro

UFSM perde 11 milhões de reais de seu orçamento para emendas parlamentares

SVG: calendario 06/01/2026
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm critica medida legislativa em ano eleitoral e reivindica que dotação orçamentária das IFE seja estruturada de forma permanente

Veja todas as notícias