Plenária da educação federal ocorre nesta quarta, 11, em Brasília SVG: calendario Publicada em 11/06/25
SVG: atualizacao Atualizada em 11/06/25 11h00m
SVG: views 325 Visualizações

Atividade integra Jornada de Mobilização contra cortes orçamentários e reforma administrativa e pelo cumprimento do acordo de greve

Alt da imagem

Integrando parte da Jornada de Mobilização Contra os Cortes Orçamentários, contra a Reforma Administrativa e pelo Cumprimento Integral do Acordo de Greve, o ANDES-SN realiza nest quarta-feira (11) às 18h, a Plenária da Educação Federal. A Sedufsm terá participação online da sua diretora, professora Vânia Rey Paz. Já em relação às demais atividades, que acontecem a partir desta quinta, 12, participa presencialmente o professor Jadir Lemos, também diretor da seção sindical, e que foi referendado em assembleia.

A plenária desta quarta acontece em formato híbrido, com participação presencial em Brasília (DF) e transmissão online. O encontro será um espaço de articulação e fortalecimento da luta em defesa da educação pública. 

Entre os principais pontos de pauta estão: o enfrentamento à reforma Administrativa, que precariza os serviços públicos e os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores; a exigência pelo cumprimento dos acordos de greve firmados com a categoria pelo governo federal; e a defesa da recomposição do orçamento das universidades, institutos federais e cefets.

As e os docentes que estiverem na capital federal poderão participar presencialmente da Plenária no auditório da Fenajufe, localizado no SCS, Quadra 2, Bloco C, Edifício Serra Dourada, 3º andar, Sala 312. 

Já aquelas e aqueles que forem acompanhar a plenária de forma remota devem realizar a inscrição prévia, por meio do link.

Calendário unificado

A Plenária da Educação Federal integra o calendário unificado de mobilizações das e dos docentes das Instituições Federais de Ensino, construído pelo ANDES-SN em conjunto com o Sinasefe. A agenda, que iniciou na semana passada, prevê uma série de atividades em defesa do orçamento da rede federal e pelo cumprimento integral do acordo de greve firmado em 2024. 

Esta semana, além da Plenária da Educação, será realizado na quinta-feira (12) pela manhã, um ato em frente ao Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios, na capital federal. No período da tarde, a manifestação será em frente ao Ministério de Gestão e Invocação em Serviços Públicos (MGI), para acompanhar a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

Na sexta-feira (13), representantes das seções sindicais do ANDES-SN participarão da reunião do Setor das Ifes do Sindicato Nacional, na sede da entidade, a partir das 9 horas.

Fonte e imagem: ANDES-SN
Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Setores do ANDES-SN debatem recomposição orçamentária para as Ifes

SVG: calendario 13/04/2026
SVG: tag ANDES-SN
Em reunião ocorrida nos dias 10 e 11 de abril, com participação da Sedufsm, foi deliberado um calendário de ações em defesa do Orçamento e do cumprimento do Acordo de Greve

Ato unificado na UFSM debate democratização da universidade nesta quinta-feira (16)

SVG: calendario 13/04/2026
SVG: tag ANDES-SN
Em sintonia com atos nacionais em Brasília, roda de conversa reúne docentes, técnico-administrativos e estudantes na UFSM e também integra mobilização pelo cumprimento dos acordos de greve

Revista Universidade e Sociedade anuncia prazos para Edição 78

SVG: calendario 06/04/2026
SVG: tag ANDES-SN
Docentes podem enviar artigos e resenhas até 18 de maio; para fotos, o prazo é 30 de abril

Veja todas as notícias