Sedufsm marca presença no Descubra UFSM e alerta sobre Reforma Administrativa
Publicada em
25/09/25
Atualizada em
25/09/25 18h18m
120 Visualizações
Diretoria da seção sindical circulará, desta quinta até o sábado, 27, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, conversando com a categoria docente e também com a comunidade externa

Desde a manhã desta quinta-feira, 25, quando iniciou o Descubra UFSM, a Sedufsm se fez presente no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, onde ocorre o evento. E assim o será até o sábado, 27, ao meio-dia. O objetivo da seção sindical é aproveitar o momento, marcado pela aproximação entre várias áreas do conhecimento e pela presença da comunidade externa, para estreitar a comunicação com a categoria docente e também com as pessoas de fora do ambiente universitário, a exemplo de estudantes e professores/as de escolas da região que vêm conhecer um pouco mais sobre o ensino, a pesquisa e a extensão desenvolvidos na universidade.
Na conversa, as diretoras e diretores entregavam panfletos contra a Reforma Administrativa, projeto que voltou a tramitar no Congresso Nacional e que, na avaliação do movimento sindical docente, representa um verdadeiro ataque tanto aos direitos do funcionalismo público, quanto à toda população usuária dos serviços públicos no país. Embora ainda não tenha sido publicizada a íntegra do texto da reforma a ser votado na Câmara dos Deputados, já se sabe que os concursos públicos como porta de entrada principal para o serviço público estão sob forte ameaça, bem como a estabilidade e a qualidade dos serviços prestados.
Belkis Bandeira, diretora da Sedufsm que esteve presente na manhã e tarde desta quinta no Descubra, avalia que o evento é uma boa oportunidade para a seção sindical acolher, conversar e convidar a categoria docente à mobilização.
“Nós temos a oportunidade, nesses três dias, de dialogar com as e os docentes de todos os campos do conhecimento, e além disso, mostrar nossa presença também para a comunidade acadêmica em geral, interagindo com as e os estudantes e servidores que estão aqui. Então é um espaço muito relevante. E nós aproveitamos essa oportunidade para sensibilizar as e os docentes para a necessidade de se manterem mobilizados no enfrentamento dessa proposta da Reforma Administrativa, pois embora nós não saibamos ao certo o texto que vai ser colocado em discussão na Câmara, pelas falas das pessoas envolvidas podemos perceber que essas definições vão impactar diretamente o cotidiano de nossas vidas”, disse a diretora, dando como exemplo a possibilidade, que deve ser trazida pela reforma, de aumento do tempo de contratação temporária de servidores, que pode chegar a cinco anos. Isso, explica Belkis, tende a reduzir significativamente as vagas em concursos para servidores docentes e técnico-administrativos em educação efetivos. “É uma reforma que vai precarizar os serviços oferecidos à comunidade num sentido bastante amplo e contundente”, finaliza a docente.
Ao longo desta sexta, 26, e da manhã do sábado, 27, diretores e diretoras da Sedufsm seguirão presentes no Descubra, dialogando com as e os professores e recepcionando a comunidade. Segundo divulgado no site da UFSM, a expectativa é de que mais de 27 mil pessoas circulem no campus nestes três dias.
Texto: Bruna Homrich
Fotos: Bruna Homrich e Fritz Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
