Ações contra a Reforma Administrativa marcam o início de dezembro
Publicada em
05/12/25
Atualizada em
05/12/25 17h57m
67 Visualizações
Para a próxima semana, novo encontro com docentes da UFSM e nova ação na Câmara de Vereadores estão previstos
Dezembro já iniciou com uma diversificada agenda de mobilização contra a Reforma Administrativa. A primeira semana do mês foi marcada por atividades locais e também na capital gaúcha; já para a próxima semana, estão previstos encontro na UFSM e ação na Câmara de Vereadores de Santa Maria. A Sedufsm participa de tais iniciativas em conjunto com demais sindicatos de servidores e servidoras públicas, que se unem para fazer frente ao que consideram um grave desmonte dos serviços públicos brasileiros.
Na quarta-feira, 3 de dezembro, a seção sindical docente uniu-se à Assufsm (Associação dos Servidores) em um “panfletaço” no arco da UFSM, em Camobi. O objetivo, na ocasião, era entregar panfletos e conversar tanto com a comunidade universitária, quanto com a população que acessa os serviços prestados pela universidade, sobre as ameaças contidas na PEC 38, que institui a Reforma Administrativa.
Para a quinta, 4, o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais) convocou Dia Nacional de Luta contra a Reforma Administrativa. Na data, a Sedufsm se juntou novamente à Assufsm e integrou a caravana rumo a Porto Alegre, onde ocorreu um ato unificado, com concentração em frente à Faculdade de Educação da UFRGS.
“Entendemos que a mobilização contra a Reforma Administrativa não pode parar enquanto o Congresso não engavetar o projeto. Sabemos que o presidente da Câmara, Hugo Motta, quer levar a PEC direto ao plenário, dando um golpe no serviço público. Infelizmente, parece que a direção do ANDES-SN não entendeu a gravidade do momento e enviou apenas segunda-feira (1º de dezembro) circular convidando as seções para esta mobilização. Mas a Sedufsm já estava articulada com a Assufsm e conseguimos estar aqui. Com certeza seríamos mais se a direção nacional tivesse outra postura”, disse Neila Baldi, diretora da Sedufsm presente ao ato na capital gaúcha.
Junto com Neila também estava, representação a seção sindical, o professor Jadir Lemos, que realizou intervenção durante a marcha, convidando a população a fortalecer a pressão pela derrubada da Reforma no Congresso.

“Viemos de Santa Maria e estamos aqui, nesse sol, a esta hora, para lutar pelo serviço público, que é um direito de todo o povo brasileiro. Essa PEC precisa ser repelida por todos nós, pois não afeta só as e os servidores públicos, afeta a nação. Estão jogando com nossas vidas e nossos direitos, mas nossa luta não para”, disse Lemos, enquanto as e os manifestantes protestavam pelas ruas centrais de Porto Alegre, em direção ao Mercado Público. No ato, havia representações sindicais de docentes e técnicos/as de Santa Maria, Pelotas, Rio Grande e da capital gaúcha.
Para encerrar a semana, nesta sexta, 5, o presidente da Sedufsm, professor Everton Picolotto, denunciou os ataques da Reforma Administrativa na reunião do Conselho Universitário (CONSU) da UFSM.
Próximas atividades
Na segunda-feira, 8 de dezembro, a diretoria da Sedufsm participa de um momento da reunião do Conselho do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) para conversar com as e os docentes sobre os perigos da Reforma Administrativa. O encontro ocorre a partir das 9h, de forma remota.
Já na terça, 9 de dezembro, o encontro do Grupo de Estudos sobre a Reforma Administrativa, que vem ocorrendo semanalmente na Casa Clóvis Guterres, em Camobi, será transferido para a Câmara de Vereadores, onde, às 15h, Sedufsm e Assufsm ocupam a Tribuna Livre para denunciar o desmonte dos serviços públicos previstos na PEC 38 e pedir que as e os parlamentares pressionem pela derrubada do projeto.
A Sedufsm instituiu um espaço no site para abrigar especificamente as notícias relacionadas à Reforma Administrativa. Para acessar, clique aqui.
Texto: Bruna Homrich
Arte: Italo de Paula/ Fotos: Luiz Henrique Schuch
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia