Presidente da Sedufsm rechaça Reforma Administrativa no Conselho do CCSH
Publicada em
08/12/25
Atualizada em
08/12/25 16h54m
52 Visualizações
Nesta terça, 9, Sedufsm e Assufsm levam denúncia à Tribuna Livre da Câmara de Vereadores
O presidente da Sedufsm, professor Everton Picolotto, participou, na manhã desta segunda-feira, 8 de dezembro, da reunião do Conselho do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM para alertar as e os docentes sobre os perigos da Reforma Administrativa. Tal como ocorreu em diversos outros centros, departamentos e colegiados da universidade, que também receberam a visita de dirigentes da seção sindical, foram explicitados, no encontro desta manhã, os principais ataques contidos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38.
“Foi uma fala de esclarecimento, denúncia e mobilização contra os graves ataques da Reforma Administrativa, expressa na PEC 38 e nos projetos de lei que a acompanham. Isso tem causado grande preocupação no movimento sindical e na sociedade brasileira, pela redução do tamanho e da qualidade do serviço público, e também dos direitos das e dos servidores, inclusive docentes das universidades”, disse Everton Picolotto.
Nos últimos meses, foram muitas as atividades de mobilização propostas ou fortalecidas pela Sedufsm, a exemplo de visitas às unidades e campi, plenárias unificadas, protestos em Brasília e atividades junto às e aos parlamentares locais. Em todos esses episódios, reforça o presidente da seção sindical, foi pleiteada a completa derrubada da Reforma Administrativa, com sua retirada definitiva da pauta do Congresso Nacional.
“Em 2020, lutamos contra a PEC 32, que depois foi engavetada. Então agora, novamente, a gente está lutando contra a PEC 38 e vamos derrotá-la, mas pretendemos também promover uma derrota política dessa proposta de redução do Estado, de transferência de parte de suas atribuições para a iniciativa privada, de redução da autonomia das e dos servidores públicos - que na nossa avaliação é algo muito nocivo para o serviço público, para a população que mais precisa desse serviço público e também para o direito das e dos servidores atuais e futuros”, concluiu Picolotto.
Tribuna Livre - Nesta terça, 9 de dezembro, terá nova atividade de mobilização. Dessa vez, a Sedufsm se une à Assufsm e ocupa, a partir das 15h, a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O espaço será utilizado para denunciar o desmonte dos serviços públicos previstos na PEC 38 e pedir que as e os parlamentares pressionem pela derrubada do projeto. Neste dia, ocorreria reunião do Grupo de Estudos sobre a Reforma Administrativa, na Casa Clóvis Guterres, mas a atividade será transferida para a Câmara Municipal, a fim de fortalecer a luta unificada.
A Sedufsm instituiu um espaço no site para abrigar especificamente as notícias relacionadas à Reforma Administrativa. Clique aqui para acessar.
Texto: Bruna Homrich
Imagem: Print
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia