Alerta para novas tentativas de golpe utilizando o nome da Sedufsm e do escritório Wagner Advogados
Publicada em
19/01/26
Atualizada em
19/01/26 10h45m
245 Visualizações
Sindicato reforça que assessoria jurídica não solicita, por qualquer meio, pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. Saiba como se proteger.
A Sedufsm alerta a categoria docente para novas tentativas de golpe envolvendo o nome do sindicato e do escritório Wagner Advogados Associados, que presta assessoria jurídica ao sindicato.
Novos relatos encaminhados à Sedufsm indicam que golpistas entram em contato com docentes da UFSM por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, principalmente através do Whatsapp.
Após a abordagem inicial, os criminosos iniciam tratativas já de posse de informações pessoais da possível vítima, como nome completo, CPF e número do processo. Em seguida, o golpista solicita dados bancários e exigem depósitos para "liberação". Abaixo, um exemplo de mensagem recente recebida por um sindicalizado e encaminhada à Sedufsm:
Exemplo de mensagem golpista recebida por um docente da UFSM
A secretaria da Sedufsm segue recebendo ligações de docentes com dúvidas sobre esse tipo de abordagem. Infelizmente, em alguns casos, as vítimas já haviam efetuado transferências via Pix antes de confirmarem a veracidade das mensagens.
Reforçamos: nem a Sedufsm, nem o Escritório Wagner Advogados Associados solicitam, por qualquer meio, pagamentos antecipados para liberação de valores judiciais. O Poder Judiciário também não exige esse tipo de cobrança.
Para sua segurança, nunca transfira dinheiro ou forneça informações pessoais a desconhecidos. Em caso de dúvida, entre em contato com os canais oficiais da Sedufsm ou da assessoria jurídica.
Como se proteger:
-
Confirme sempre a veracidade das informações com seu advogado, de preferência presencialmente ou por videochamada;
-
Desconfie de mensagens com tom de urgência e exigência de pagamento imediato;
-
Não clique em links ou forneça dados pessoais a contatos desconhecidos;
-
Em caso de dúvida, contate diretamente a Sedufsm ou o Escritório Wagner Advogados Associados pelos canais oficiais;
-
Mantenha salvos os contatos do seu advogado e da Sedufsm para rápida verificação.
E se você já foi lesado(a) financeiramente?
Caso tenha sido vítima e realizado qualquer pagamento, a orientação da assessoria jurídica é registrar um boletim de ocorrência (BO) o quanto antes e informar a Sedufsm e o escritório. A OAB/RS também disponibiliza um canal específico para denúncias: denunciagolpes@oabrs.org.br.
Por fim, tenha em mãos os contatos oficiais do sindicato e do escritório Wagner Advogados:
Canais oficiais da Sedufsm:
WhatsApp: (55) 99962-2248
Telefone: (55) 3222-5765
E-mail: sedufsm@terra.com.br
Site: www.sedufsm.org.br
Canais oficiais do Wagner Advogados Associados:
WhatsApp e telefone: (61) 3226-6937
E-mail: wagner@wagner.adv.br
Site: www.wagner.adv.br
Fique atento(a). Em caso de dúvida, consulte sempre os canais oficiais. Sua segurança é prioridade. Ano passado, a equipe da Sedufsm produziu uma reportagem especial sobre golpes sofridos por docentes e com informações para proteção e segurança. Para saber mais, leia a matéria completa neste link.
Texto: Nathália Costa
Imagem: Italo de Paula
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia