Fim da escala 6x1 deve avançar no Congresso após acordo entre Hugo Motta e governo
Publicada em
14/05/26
Atualizada em
14/05/26 16h32m
70 Visualizações
Dossiê reúne 36 artigos que analisam impactos da escala 6x1 sobre saúde, vida social e condições de trabalho das e dos trabalhadores
Na última quarta-feira, 13 de maio, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reuniu-se com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães; e líderes do governo para discutir o fim da escala 6x1. Na ocasião, conforme noticiado pelo portal da Agência Câmara de Notícias, houve um acordo com o governo em relação às propostas de emenda à Constituição (PECs) que acabam com a jornada de trabalho 6x1. Ficou acertada a redução da jornada de 44 horas semanais para 40 horas, com dois dias de descanso, sem redução salarial, e o fortalecimento das convenções coletivas.
Motta destacou que, além da tramitação das PECs, a Câmara dará prosseguimento ao projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo para adequar as alterações na legislação infraconstitucional.
Situações específicas serão tratadas no Projeto de Lei 1838/26, enviado pelo Executivo, e em convenções trabalhistas. O objetivo é adequar a legislação infraconstitucional e garantir segurança jurídica tanto para empregados quanto para empregadores.
Dossiê
Nesta sexta-feira, 15, será realizado o lançamento dos cinco volumes do dossiê “Fim da Escala 6×1 e Redução da Jornada de Trabalho”, às 9h30, durante o Seminário “Redução da Jornada de Trabalho e Fim da Escala 6x1”.
O evento ocorrerá no auditório do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e reunirá pesquisadoras e pesquisadores, representantes do Poder Público, de centrais sindicais e de movimentos sociais para discutir a organização do tempo de trabalho no Brasil e seus impactos sobre a economia, a saúde da classe trabalhadora e a vida social.
O dossiê é organizado pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) do Instituto de Economia da Unicamp, pela Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e pelo site “Democracia e Mundo do Trabalho em Debate”.
A coletânea reúne 36 artigos de pesquisadoras, pesquisadores e especialistas que analisaram os impactos da escala 6x1 sobre a saúde, a vida social e as condições de trabalho da classe trabalhadora, além de discutir alternativas para a redução da jornada sem redução salarial.
Os textos abordam temas como precarização do trabalho, desigualdades de gênero e raça, produtividade, saúde mental, experiências internacionais e os desafios políticos e econômicos para a implementação de jornadas mais justas no Brasil. Nos últimos meses, o ANDES-SN se somou às demais entidades e canais de comunicação na divulgação da iniciativa e publicou todos os artigos em seu site e redes sociais. Confira as publicações aqui.
ANDES-SN na luta contra a jornada 6x1
A luta pelo fim da jornada 6x1 e pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários é uma das pautas centrais do Plebiscito Popular por Justiça Tributária, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em articulação com entidades dos movimentos sindical e social, entre elas o ANDES-SN.
O plebiscito obteve mais de 2,1 milhões de votos em defesa de medidas voltadas à justiça social e à melhoria das condições de vida da classe trabalhadora.
Fontes: Agência Câmara e ANDES-SN
Foto: Douglas Gomes/Câmara dos Deputados
Edição: Bruna Homrich/Assessoria de Imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia