Evento na UFSM debate na próxima terça, 8, o direito à memória e a importância das Comissões da Verdade SVG: calendario Publicada em 02/09/26
SVG: atualizacao Atualizada em 02/09/26 16h20m
SVG: views 65 Visualizações

Promovida pelo NIIJUC, atividade ocorre às 14h, em referência ao Dia da Legalidade; mesa terá participação de ex-integrante da VPR e apresentação de relatório sobre a Comissão na UFSM

Alt da imagem

O papel das Comissões da Verdade na preservação da memória e na defesa da democracia será tema de debate na UFSM na próxima terça-feira, 8 de setembro. Promovido pelo Programa de Extensão Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária/Residência (NIIJUC), o evento “Direito à memória e à verdade: a importância das Comissões da Verdade para a democracia” será realizado das 14h às 18h, no Auditório do CCSH, no prédio 74C. A Sedufsm é uma das apoiadoras da atividade.

O encontro propõe uma reflexão sobre memória e democracia em nossa história e contará com a participação da enciclopedista, tradutora e ex-integrante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), Renata Ferraz Guerra de Andrade. 

Data do evento é referência à Campanha da Legalidade

A escolha da data está relacionada ao Dia da Legalidade, celebrado em 25 de agosto, e à proximidade com o aniversário da posse de João Goulart na Presidência da República, em 7 de setembro de 1961. A posse ocorreu após a crise política desencadeada pela renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto daquele ano, e pela resistência à tentativa de impedir que seu vice assumisse o cargo. No Rio Grande do Sul, a resistência foi articulada pelo então governador Leonel Brizola e deu origem à Campanha da Legalidade, que mobilizou setores da sociedade em defesa da ordem constitucional. Por essa proximidade com o 7 de setembro, a atividade foi programada para o dia 8, no período da tarde.

A programação começa às 14h, com a mesa de abertura, seguida, às 15h, da atividade “Quando ‘democracia’ não é só um verbete”, com Renata Ferraz Guerra de Andrade. Às 16h, será apresentado o relatório sobre o estado da arte da Comissão da Verdade da UFSM.

Relatório aponta necessidade de reconstituir Comissão da Verdade da UFSM

Criada em 2015, a Comissão da Verdade da UFSM não chegou a concluir seus trabalhos. Essa é uma das conclusões apresentadas pelo GT Paulo Devanier Lauda, que entregou seu relatório final à reitora da universidade, professora Martha Adaime, em 28 de julho deste ano. Segundo o documento, limitações estruturais, financeiras e institucionais impediram a conclusão de parte das atividades, embora ainda existam diligências investigativas a serem realizadas.

O GT também identificou documentos e entrevistas que permaneceram pendentes após a interrupção dos trabalhos. Por entender que não tinha atribuições, legitimidade institucional, composição, tempo ou estrutura para substituir a comissão original, o grupo recomendou a reconstituição formal da Comissão da Verdade da UFSM, mediante a edição de uma nova portaria. A recomendação é que a nova comissão mantenha como referência a composição plural da iniciativa original, com participação da comunidade universitária e das instituições parceiras.

O grupo foi constituído por representantes da UFSM e da OAB, Subseção de Santa Maria. Pela universidade, participaram os servidores Darci Roberto Trevisan Fidler, Alcir Luciany Lopes Martins, Glaucia Vieira Ramos Konrad, do Departamento de Arquivologia, e Diorge Alceno Konrad, do Departamento de História. Pela OAB, integraram o GT os advogados Márcio de Souza Bernardes e Márcio Morais Brum.

Elaborado a partir do levantamento do material produzido pela Comissão da Verdade, o relatório inclui arquivos armazenados no computador utilizado pela comissão, além de outras informações reunidas pelo grupo. O objetivo foi reconstruir os passos da comissão, identificar as atividades realizadas e apontar o que ainda precisa ser retomado.

A Sedufsm segue acompanhando desde a formação até as conclusões da Comissão da Verdade na UFSM. Leia matéria sobre a fundação da Comissão em 2015 aqui. E leia também sobre a entrega do relatório à reitoria neste ano no link aqui. 

Evento: Direito à memória e à verdade: a importância das Comissões da Verdade para a democracia
Data:
8 de setembro de 2026 (terça-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório do CCSH, prédio 74C, 2º andar, UFSM

Programação:

  • 14h — Abertura
  • 15h — “Quando ‘democracia’ não é só um verbete”, com Renata Ferraz Guerra de Andrade (enciclopedista, tradutora e ex-integrante da VPR)
  • 16h — Apresentação do relatório sobre o estado da arte da Comissão da Verdade da UFSM e debate sobre sua reativação

Realização: Programa de Extensão Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária (NIIJUC)
Apoio: UFSM, Sedufsm, Assufsm, OAB/RS, DCE UFSM, Grupo Cálice, Diretório Acadêmico de Direito e DACAR.

 

Texto: Nathália Costa
Imagem: Divulgação (NIIJUC)
Assessoria de Imprensa da Sedufsm 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Projeto da UFSM elabora programetes para rádios com vistas a estimular a votação consciente

SVG: calendario 02/09/2026
SVG: tag Sedufsm
“Voz e voto” é uma série de 15 episódios produzidos por estudantes de jornalismo do campus de Frederico Westphalen

Vem aí o Jantar Baile da Sedufsm 2026: a noite de 17 de outubro é para celebrar!

SVG: calendario 01/09/2026
SVG: tag Sedufsm
No Salão Floratta, a festa terá jantar assinado pelo Babette by Denise, com opções veganas e para crianças, além de boa música ao vivo com as atrações Milho Verde e Nosotras – Noite Brasileira

Sede Centro da Sedufsm terá expediente somente pela manhã nesta terça-feira (1º)

SVG: calendario 01/09/2026
SVG: tag Sedufsm
Atendimento na Sede Centro ocorrerá das 8h às 12h; casos urgentes poderão ser tratados pelo WhatsApp.

Veja todas as notícias