Livro reúne imagens da tentativa de golpe de 2023 SVG: calendario Publicada em 06/11/26
SVG: atualizacao Atualizada em 06/11/26 09h38m
SVG: views 2 Visualizações

Dica: professor Gilvan Dockhorn sugere fotolivro de Gabriela Biló

Alt da imagem

Por mais que o negacionismo de alguns segmentos queira apagar o 8 de janeiro de 2023, o dia da infâmia na democracia recente do país segue com memória bastante vívida. E, em março de 2026, a fotojornalista Gabriela Biló deu mais uma contribuição para que não esqueçamos dessa lamentável data ao lançar o livro (fotolivro) intitulado “Juízo final: tentativa e fracasso do golpe no Brasil”.

Ao todo são 192 páginas com mais de 80 imagens, manchetes, colagens e documentos visuais que recontam o período de 2019 até os desdobramentos judiciais e os eventos de 8 de janeiro de 2023. Confira abaixo a dica desta sexta-feira, 6, com o professor de História do departamento de Turismo da UFSM, Gilvan Dockhorn.

“A narrativa do golpe fracassado em imagens

Mesmo em tempos onde todas e todos produzem e compartilham imagens, geram conteúdos e se manifestam sobre assuntos variados (tendo ou não tendo conhecimento razoavelmente coerente e inteligível sobre os temas), o fotojornalismo ainda cumpre um papel relevante na informação, na divulgação e na compreensão de eventos, ações ou fatos.

Prova disso é o livro “Juízo final: Tentativa e fracasso do golpe no Brasil”, elaborado pela talentosa fotojornalista Gabriela Biló, com Cristiano Botafogo e Pedro Daltro (apresentadores do podcast “Medo e Delírio em Brasília”) e o designer Pedro Inoue ― também autores de A verdade vos libertará (Fósforo,2023), vencedor do prêmio Jabuti na categoria Artes.

Lançado em março de 2026, o fotolivro é prefaciado por Marcelo Rubens Paiva e, em suas 192 páginas, reúne mais de 80 imagens, manchetes da imprensa e grande iconografia com trajetória da trama golpista, a invasão e vandalização dos prédios dos três poderes da República – o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) - e o processo que levou ao julgamento, condenação e prisão de Jair Bolsonaro.

Além da autoria das incríveis, reveladoras e dramáticas fotos, Gabriela Biló assina o texto, com edição de Fernando de Barros e Silva. Imagens impactantes da destruição e selvageria em Brasília, da tornozeleira eletrônica do ex-presidente e sua transferência para a Papudinha, em Brasília.

O livro e as fotos de Gabriela Biló são há um só tempo um fabuloso registro dos processos, construção da memória coletiva e uma conexão do público com os graves eventos e movimentos recentes. É um documento de denúncia dos riscos do avanço autoritário que o país passou (e ainda passa) e de defesa da democracia e suas instituições.”

Gilvan Veiga Dockhorn
Professor de História do departamento de Turismo da UFSM

 

Resumo

O quê: livro
Título: Juízo final: tentativa e fracasso do golpe no Brasil.

Autoria: Gabriele Biló (com Cristiano Botafogo e Pedro Dalto.

Páginas: 192

Editora: Fósforo e Seiva

Valor: aproximadamente 70 reais.

 

Edição: Fritz R. Nunes
Imagem: Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Enquanto houver sol...

SVG: calendario 30/10/2026
SVG: tag Cultura
Algumas canções que traduzem os sentimentos do pós-eleição

Juventude estudantil anima a cultura e a resistência

SVG: calendario 23/10/2026
SVG: tag Cultura
Professor Daniel Morales olha para as ruas e relembra a trilha de “Me gustan los estudiantes”

A voz do pop rock que atravessa gerações

SVG: calendario 16/10/2026
SVG: tag Cultura
Professora Andréa Nummer e a companhia musical de Phil Collins

Veja todas as notícias