Panfletagem na UFSM abre semana de mobilização contra a Reforma Administrativa SVG: calendario Publicada em 17/11/25
SVG: atualizacao Atualizada em 17/11/25 16h51m
SVG: views 179 Visualizações

Denúncia do desmonte dos serviços públicos também ocorre na quarta, 19, às 18h30, em audiência pública na Câmara de Vereadores

Alt da imagem
Distribuição de panfletos no arco de entrada do campus sede

A denúncia ao processo de desmonte dos serviços públicos através da PEC 38/25, que impõe uma Reforma Administrativa em ritmo acelerado, sem discussão com a sociedade, prosseguiu nesta segunda (17) pela manhã, na UFSM. Docentes da diretoria e da base Sedufsm, em parceria com integrantes da diretoria da Atens/SM, realizaram uma distribuição de panfletos no arco de entrada do campus de Camobi.

Essa primeira atividade da semana prossegue com outras ações nos próximos dias. Nesta terça, 18, volta a se reunir o grupo de estudos que está discutindo, com a assessoria jurídica, as minúcias da PEC 38/25, e na próxima quarta, dia 19, às 18h30, os sindicatos e movimentos que compõem a Frente Única de Servidores Públicos contra a Reforma Administrativa ocupam as dependências da Câmara de Vereadores de Santa Maria para uma audiência pública.

O objetivo dessa atividade, que é promovida pela Comissão de Políticas Públicas da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Helen Cabral (PT), é debater os efeitos do projeto legislativo que afetará os serviços públicos em todos os níveis, fazendo parte da estratégia de ampliar o debate público, abrangendo não apenas servidores/as, mas também a comunidade.

Importância da informação

Na visão da Sedufsm, a base informativa é fundamental para que todos e todas assimilem o tamanho do prejuízo da proposta de Reforma Administrativa e assim se mobilizem em contrariedade ao projeto.

Nos materiais informativos que têm sido divulgados, além de informações sobre os ataques da Reforma ao serviço público, também há um ‘QR Code’ que direciona para a enquete da Câmara dos Deputados sobre a PEC 38/2025. A seção sindical incentiva docentes e comunidade a acessarem a enquete e marcarem a opção “Discordo totalmente”, reforçando a rejeição ao projeto também por essa via de participação popular. Acesse o link da pesquisa e deposite seu voto aqui.

Em função da importância das informações sobre o tema, a Sedufsm produziu um hotsite, onde se pode acessar tudo o que está sendo veiculado pelo sindicato sobre a Reforma Administrativa.

Novas atividades
Na continuidade das atividades de novembro, a Sedufsm participará de mais duas ações. Na segunda, 24, ocorre a reunião do Colegiado do Departamento de Ciências Administrativas, às 14h, na sala 4332 do Prédio 74C da UFSM. A diretoria estará representada pelo professor Cleder Fontana, que levará o tema da Reforma para o debate.

Já no dia 26 de novembro, quarta-feira, a Sedufsm somará forças às professoras e aos professores do Sinprosm, durante a tarde, na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria. A Sedufsm manifestará apoio à greve do magistério municipal, que teve início em 5 de novembro após o protocolo do projeto de Reforma da Previdência na Câmara de Vereadores. Durante a atividade, docentes da UFSM também distribuirão materiais informativos à população sobre a PEC 38/2025.

Grupo de estudos

Para interessados e interessadas em participar do grupo de estudos que discute a Reforma Administrativa (PEC 38/25), fica o convite: todas as terças-feiras, às 14h, na Casa Clóvis Guterres, sede da Sedufsm em Camobi. O endereço é rua Erly de Almeida Lima, 690.

 

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm segue em mobilização contra a Reforma Administrativa e encerra 2025 com último encontro do Grupo de Estudos

SVG: calendario 12/12/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Atividades desta semana reforçam ações de denúncia da PEC 38 e ampliam diálogo com docentes e parlamentares; próximo encontro do Grupo de Estudos ocorre na terça-feira, 16 de dezembro

Sem privilégios: média salarial dos servidores públicos é de R$ 3,2 mil, mostra Ipea

SVG: calendario 10/12/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Levantamento do Ipea evidencia que a maioria das servidoras e servidores brasileiros tem rendimentos baixos e desmonta a ideia de que o funcionalismo público é privilegiado

Reforma Administrativa é denunciada na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores

SVG: calendario 09/12/2025
SVG: tag Reforma Administrativa
Espaço foi solicitado pela Assufsm e recebeu apoio da Sedufsm. Na ocasião, foi feito apelo para que parlamentares se posicionem contra projeto de desmonte do Estado

Veja todas as notícias