Sedufsm convida categoria para panfletagem contra a PEC 32 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/09/21 12h45m
SVG: views 596 Visualizações

Atividade ocorre na próxima terça, 14, a partir das 16h, na Praça Saldanha Marinho

Alt da imagem

Dando sequência à série de ações nas quais o sindicato está envolvido com o objetivo de fortalecer a mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, também conhecida como a primeira fase da Reforma Administrativa, a diretoria convida toda a base para participar de uma ação de panfletagem na próxima terça-feira, 14. A partir das 16h, na Praça Saldanha Marinho, a Sedufsm, em conjunto com outras entidades ligadas ao funcionalismo e à defesa dos serviços públicos, irá às ruas da cidade dialogar com a população a respeito do que está em jogo com a Reforma. Se aprovada, a proposta tende a ser o mais duro golpe já sofrido pelos serviços públicos brasileiros e, por consequência, pelas pessoas que utilizam tais serviços.

Saúde, educação, segurança, saneamento, previdência e assistência social são exemplos de áreas a serem profundamente afetadas em caso de a Reforma passar. Ao enfraquecer o concurso público, possibilitando contratações precárias, a Reforma fere o princípio de impessoalidade e tende a facilitar que ingressem no serviço público não os mais capacitados e avalizados pelos processos seletivos, mas pessoas indicadas por determinados grupos políticos ou governos de plantão.

Ao submeter a permanência ou a demissão dos servidores a uma avaliação de desempenho cujos critérios e avaliadores não estão nem um pouco claros, a Reforma abre brecha para perseguições político-ideológicas, assédio moral e quebra do direito à estabilidade.

Esses são apenas alguns pontos que conferem à Reforma – ou melhor, à sua rejeição - o lugar de principal reivindicação do movimento docente e dos movimentos sociais como um todo.

Hoje o texto tramita na Câmara dos Deputados, onde foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e agora está sob análise de uma Comissão Especial. Embora um substitutivo ao texto original tenha sido apresentado no dia 1º de setembro, os principais ataques à rede pública e a seus servidores seguem praticamente intocáveis, de forma que o movimento docente reforça, cada vez mais, sua defesa de que é necessário derrubar o texto por completo.

ANOTE NA AGENDA: 

Próxima terça, 14 de setembro, às 16h: Panfletagem contra a PEC 32 na Praça Saldanha Marinho. Venha conosco defender os serviços públicos e sensibilizar a população que, mesmo ainda sem saber, será a mais afetada em caso de a Reforma passar. 

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público volta a se reunir após Lira ameaçar votar a PEC 32

SVG: calendario 14/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
ANDES-SN participou da reunião que aconteceu no dia 13 de setembro

Entidades vão intensificar luta pelo arquivamento da PEC 32/20

SVG: calendario 05/09/2023
SVG: tag Reforma Administrativa
Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais avaliam que é preciso retomar luta contra desmonte do serviço público

Sedufsm lança animação contra a Reforma Administrativa

SVG: calendario 01/02/2022
SVG: tag Reforma Administrativa
Produção audiovisual tem cerca de 4 minutos e chama população para defender patrimônio público

Veja todas as notícias