Proposta de minuta sobre progressões e promoções docentes será debatida em assembleia SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/07/23 12h52m
SVG: views 1567 Visualizações

Sedufsm convocou plenária de professoras e professores em formato híbrido para esta quinta, 29, às 13h30

Alt da imagem

A Sedufsm realiza nesta quinta, 29 de junho, uma importante assembleia para debater a proposta de minuta de resolução que pretende alterar a pontuação para progressão e promoção na carreira docente.

A plenária acontece a partir das 13h30 (primeira chamada), no Audimax (auditório que fica junto ao prédio 16, Centro de Educação, no campus sede), sendo aberta a sindicalizados/as e não sindicalizados/as e tendo formato híbrido.

O link para acesso remoto à plenária da Sedufsm foi enviado através da lista de e-mail de filiados/as.

Na última quinta, 22, a diretoria da Sedufsm divulgou uma nota pública se posicionando sobre o assunto que será o item principal da assembleia, que é a proposta de minuta de resolução que altera a pontuação para que se obtenha promoções e progressões na carreira. O entendimento de diretores/as é que a minuta da reitoria segue uma lógica produtivista e, na prática, vai inviabilizar a ascensão na carreira docente. (Veja ao final do texto uma síntese da convocação da assembleia)

Docentes do CCNE rejeitam documento que altera progressões e promoções
Antes mesmo da assembleia desta quinta-feira, chamada pela Sedufsm, já há mobilização no interior da UFSM. Na manhã desta terça, 27 de junho, cerca de 60 docentes do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) se reuniram para discutir o teor da minuta de resolução de autoria da Administração Central. Conforme relato enviado pelo professor Adriano Figueiró, do departamento de Geociências, o documento que altera a pontuação para que se alcance promoções e progressões foi rejeitado por unanimidade.

Em diversas falas manifestadas por professores de diferentes departamentos do CCNE, ficou claro que, da forma como se construiu essa proposta, sem diálogo prévio com a comunidade e sem um motivo razoável que justifique tamanha modificação, não é possível fazer nenhuma contribuição pontual à minuta.

A rejeição da proposta foi uma espécie de resposta ao método escolhido pela Reitoria para alterar os critérios que impactarão na carreira de professores/as. Com a duplicação da pontuação mínima para ascender na carreira, e com a retirada da avaliação de várias ações que atualmente são contabilizadas, estima-se que o represamento de professores que deixarão de ascender às classes D e E será muito grande.

Após uma série de manifestações de inconformidade de docentes presentes ao encontro, a plenária realizada no CCNE decidiu:

1) rejeitar na íntegra a minuta proposta pela Reitoria, solicitando que o processo de discussão reinicie a partir do zero e de uma forma mais aberta e democrática; 2) solicitar à reitoria que, no cumprimento do regimento da UFSM, desfaça o GT criado com essa finalidade, e transfira esta função ao órgão que é de direito, que é a CPPD; 3) solicitar à Direção do CCNE que dê ampla divulgação dessa decisão às demais Unidades da UFSM.

Assembleia docente híbrida da Sedufsm

Dia: 29 de junho (quinta-feira)

Hora: 13h30 (primeira chamada); 14h (segunda chamada)

Local: Audimax (prédio 16, anexo ao Centro de Educação).

Acesso à sala virtual: link será encaminhado pela lista de filiados(as).
Pauta

1. Informes;

2. Proposta de minuta de resolução das progressões e promoções;

3. Assuntos gerais.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias