Proposta de minuta sobre progressões e promoções docentes será debatida em assembleia
Publicada em
28/06/23
Atualizada em
12/07/23 12h52m
1666 Visualizações
Sedufsm convocou plenária de professoras e professores em formato híbrido para esta quinta, 29, às 13h30

A Sedufsm realiza nesta quinta, 29 de junho, uma importante assembleia para debater a proposta de minuta de resolução que pretende alterar a pontuação para progressão e promoção na carreira docente.
A plenária acontece a partir das 13h30 (primeira chamada), no Audimax (auditório que fica junto ao prédio 16, Centro de Educação, no campus sede), sendo aberta a sindicalizados/as e não sindicalizados/as e tendo formato híbrido.
O link para acesso remoto à plenária da Sedufsm foi enviado através da lista de e-mail de filiados/as.
Na última quinta, 22, a diretoria da Sedufsm divulgou uma nota pública se posicionando sobre o assunto que será o item principal da assembleia, que é a proposta de minuta de resolução que altera a pontuação para que se obtenha promoções e progressões na carreira. O entendimento de diretores/as é que a minuta da reitoria segue uma lógica produtivista e, na prática, vai inviabilizar a ascensão na carreira docente. (Veja ao final do texto uma síntese da convocação da assembleia)
Docentes do CCNE rejeitam documento que altera progressões e promoções
Antes mesmo da assembleia desta quinta-feira, chamada pela Sedufsm, já há mobilização no interior da UFSM. Na manhã desta terça, 27 de junho, cerca de 60 docentes do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) se reuniram para discutir o teor da minuta de resolução de autoria da Administração Central. Conforme relato enviado pelo professor Adriano Figueiró, do departamento de Geociências, o documento que altera a pontuação para que se alcance promoções e progressões foi rejeitado por unanimidade.
Em diversas falas manifestadas por professores de diferentes departamentos do CCNE, ficou claro que, da forma como se construiu essa proposta, sem diálogo prévio com a comunidade e sem um motivo razoável que justifique tamanha modificação, não é possível fazer nenhuma contribuição pontual à minuta.
A rejeição da proposta foi uma espécie de resposta ao método escolhido pela Reitoria para alterar os critérios que impactarão na carreira de professores/as. Com a duplicação da pontuação mínima para ascender na carreira, e com a retirada da avaliação de várias ações que atualmente são contabilizadas, estima-se que o represamento de professores que deixarão de ascender às classes D e E será muito grande.
Após uma série de manifestações de inconformidade de docentes presentes ao encontro, a plenária realizada no CCNE decidiu:
1) rejeitar na íntegra a minuta proposta pela Reitoria, solicitando que o processo de discussão reinicie a partir do zero e de uma forma mais aberta e democrática; 2) solicitar à reitoria que, no cumprimento do regimento da UFSM, desfaça o GT criado com essa finalidade, e transfira esta função ao órgão que é de direito, que é a CPPD; 3) solicitar à Direção do CCNE que dê ampla divulgação dessa decisão às demais Unidades da UFSM.
Assembleia docente híbrida da Sedufsm
Dia: 29 de junho (quinta-feira)
Hora: 13h30 (primeira chamada); 14h (segunda chamada)
Local: Audimax (prédio 16, anexo ao Centro de Educação).
Acesso à sala virtual: link será encaminhado pela lista de filiados(as).
Pauta
1. Informes;
2. Proposta de minuta de resolução das progressões e promoções;
3. Assuntos gerais.
Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm
Galeria de fotos na notícia
