Docentes do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM rejeitam minuta de progressões e promoções SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/07/23 12h49m
SVG: views 1497 Visualizações

Assembleia docente também rechaçou proposta da reitoria e exigiu retirada de pauta

Alt da imagem
Assembleia convocada pela Sedufsm no dia 29 de junho teve presença significativa de docentes

Na última segunda-feira, 3 de julho, as e os professores do departamento de Metodologia do Ensino, pertencente ao Centro de Educação (CE) da Ufsm, reuniram-se e deliberaram pela rejeição integral à minuta de resolução que estabelece e aplica critérios para a promoção e progressão de docentes da carreira do Magistério Superior no âmbito da universidade. Junto a isso, também reivindicaram a retirada da minuta de discussão e a manutenção do sistema de pontuação já vigente na Ufsm. O entendimento do departamento é de que não há uma nova legislação que exija modificações nas regras para progressões e promoções na carreira docente proposta pelo MEC.

Na análise das e dos professores do departamento, a combinação da minuta que altera os critérios de progressão e promoção e da minuta que estabelece os encargos didáticos docentes, bem como a reestruturação dos centros de ensino da Ufsm projetam um cenário preocupante, marcado pela descaracterização pedagógica, intensificação e precarização do trabalho e adoecimento docente.

“A partir da análise do conteúdo da minuta de resolução, os (as) docentes do MEN entendem que a revisão do sistema de pontuação da avaliação de desempenho proposta pelo GT da Reitoria constitui um sério ataque ao direito constituído e legítimo à progressão e promoção na carreira docente, na medida em que, se aprovada, colocará obstáculos a esse processo”, ressalta trecho da nota lançada pela categoria docente do dep. de Metodologia do Ensino.

Leia a nota na íntegra aqui.

Outra unidade da Ufsm que também já rejeitou a minuta de progressões e promoções foi o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Em reunião ocorrida no último dia 27 de junho, com a presença de cerca de 60 docentes, rejeitou-se unanimemente o documento proposto pela reitoria e encaminhou-se as seguintes ações:

1) rejeitar na íntegra a minuta proposta pela Reitoria, solicitando que o processo de discussão reinicie a partir do zero e de uma forma mais aberta e democrática; 2) solicitar à reitoria que, no cumprimento do regimento da UFSM, desfaça o GT criado com essa finalidade, e transfira esta função ao órgão que é de direito, que é a CPPD; 3) solicitar à Direção do CCNE que dê ampla divulgação dessa decisão às demais Unidades da UFSM.

A diretoria da Sedufsm também já rechaçou, em nota, a minuta, alegando que “a proposta evidencia um pensamento neoliberal sobre a educação, com um viés produtivista, sem considerar as especificidades das áreas de conhecimento, a constante sobrecarga e adoecimento docente, assim como as questões de gênero, que implicam em variações nas produções”. Leia aqui.

Em assembleia docente convocada pela seção sindical no último 29 de junho, a categoria, presente maciçamente (96 participações presenciais e 137 remotas), rejeitou a proposta e exigiu sua retirada de pauta pela reitoria.

 

Texto: Bruna Homrich

Foto: Fritz Nunes

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Nota sobre a minuta de progressões e promoções da carreira docente - dep. Metodologia do Ensino UFSM

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias