Docentes do departamento de Metodologia do Ensino da UFSM rejeitam minuta de progressões e promoções
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Atualizada em
12/07/23 12h49m
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Assembleia docente também rechaçou proposta da reitoria e exigiu retirada de pauta
Na última segunda-feira, 3 de julho, as e os professores do departamento de Metodologia do Ensino, pertencente ao Centro de Educação (CE) da Ufsm, reuniram-se e deliberaram pela rejeição integral à minuta de resolução que estabelece e aplica critérios para a promoção e progressão de docentes da carreira do Magistério Superior no âmbito da universidade. Junto a isso, também reivindicaram a retirada da minuta de discussão e a manutenção do sistema de pontuação já vigente na Ufsm. O entendimento do departamento é de que não há uma nova legislação que exija modificações nas regras para progressões e promoções na carreira docente proposta pelo MEC.
Na análise das e dos professores do departamento, a combinação da minuta que altera os critérios de progressão e promoção e da minuta que estabelece os encargos didáticos docentes, bem como a reestruturação dos centros de ensino da Ufsm projetam um cenário preocupante, marcado pela descaracterização pedagógica, intensificação e precarização do trabalho e adoecimento docente.
“A partir da análise do conteúdo da minuta de resolução, os (as) docentes do MEN entendem que a revisão do sistema de pontuação da avaliação de desempenho proposta pelo GT da Reitoria constitui um sério ataque ao direito constituído e legítimo à progressão e promoção na carreira docente, na medida em que, se aprovada, colocará obstáculos a esse processo”, ressalta trecho da nota lançada pela categoria docente do dep. de Metodologia do Ensino.
Outra unidade da Ufsm que também já rejeitou a minuta de progressões e promoções foi o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Em reunião ocorrida no último dia 27 de junho, com a presença de cerca de 60 docentes, rejeitou-se unanimemente o documento proposto pela reitoria e encaminhou-se as seguintes ações:
1) rejeitar na íntegra a minuta proposta pela Reitoria, solicitando que o processo de discussão reinicie a partir do zero e de uma forma mais aberta e democrática; 2) solicitar à reitoria que, no cumprimento do regimento da UFSM, desfaça o GT criado com essa finalidade, e transfira esta função ao órgão que é de direito, que é a CPPD; 3) solicitar à Direção do CCNE que dê ampla divulgação dessa decisão às demais Unidades da UFSM.
A diretoria da Sedufsm também já rechaçou, em nota, a minuta, alegando que “a proposta evidencia um pensamento neoliberal sobre a educação, com um viés produtivista, sem considerar as especificidades das áreas de conhecimento, a constante sobrecarga e adoecimento docente, assim como as questões de gênero, que implicam em variações nas produções”. Leia aqui.
Em assembleia docente convocada pela seção sindical no último 29 de junho, a categoria, presente maciçamente (96 participações presenciais e 137 remotas), rejeitou a proposta e exigiu sua retirada de pauta pela reitoria.
Texto: Bruna Homrich
Foto: Fritz Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm
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Documentos
- Nota sobre a minuta de progressões e promoções da carreira docente - dep. Metodologia do Ensino UFSM