Reitor suspende reuniões em Unidades que iriam discutir minuta de progressão e promoção na carreira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 15/08/23 17h49m
SVG: views 1506 Visualizações

Sedufsm avalia positivamente adiamento das discussões, pois resulta da pressão da seção sindical e da categoria

Alt da imagem

Na última sexta, 11 de agosto, o gabinete do reitor da UFSM divulgou o Memorando Circular nº 09/23, assinado pelo professor Luciano Schuch, em que foi anunciada a “suspensão do cronograma de reuniões para discussão da minuta de resolução de progressão e promoção docente nas unidades”. Essa suspensão foi vinculada à mudança de comando na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), de onde sai o atual titular, professor de Economia e Relações Internacionais, Daniel Coronel, e que será substituído, a partir de 1º de setembro, pelo servidor técnico-administrativo, economista Frank Casado.

O cronograma de reuniões, que consta do Memorando Circular nº 07/23, datado de 13 de julho, previa que os debates nas Unidades começassem já na última segunda, 14 de agosto, pelo campus de Cachoeira do Sul. As reuniões se estenderiam por todos os Centros, Colégios, pela Unidade Ipê Amarelo, sendo encerradas em 25 de setembro, pelo Centro de Naturais e Exatas (CCNE).

Questionado nesta terça, 15, pela assessoria de imprensa da Sedufsm, se há um prazo para a retomada dessas discussões, o reitor Luciano Schuch disse que está sendo montada a equipe da Progep, onde não se tem, ainda, um nome para ocupar a Secretaria Técnica de Pessoal Docente (STPD). A partir dessa situação da pró-reitoria, somada ao fato de que a reitoria tem recebido questionamentos e apontamentos sobre a minuta de progressão e promoção na carreira, Schuch afirma que esse cronograma ainda demorará a ser retomado. “Talvez, final desse segundo semestre a gente tenha um retorno para a comunidade”, comentou.

Atuação do sindicato

Para o presidente da Sedufsm, professor Ascísio Pereira, a notícia é positiva, tendo em vista que, não apenas na assembleia ocorrida no dia 29 de junho, mas em diversas reuniões por unidade e subunidade, o conteúdo da minuta foi rejeitado. “A posição da seção sindical segue sendo de que não há necessidade, neste momento, de fazer alteração nos critérios para progressão e promoção na carreira docente. Contudo, o fato de a reitoria pretender retomar do início as discussões, levando em consideração os questionamentos que têm sido apontados, representa um avanço, resultante também da atuação do sindicato e da pressão da categoria”.

Confira a íntegra da resposta do reitor

 “Estamos retomando a equipe da Progep (Pró-Reitoria de Gestão de Pesssoas). O Frank Casado está assumindo, mas na STPD (Secretaria Técnica de Pessoal Docente) ainda não temos um nome. E como veio vários questionamentos sobre a minuta e alguns apontamentos, a gente vai recomeçar o trabalho interno. Então, a gente não tem um prazo de quando vai recomeçar a discussão, mas, antes, a gente vai pegar a nova equipe, refazer todo o trabalho, já com as contribuições que vieram da comunidade. Então, a gente não tem um prazo, mas, certamente vai demorar. Talvez, final desse segundo semestre a gente tenha um retorno para a comunidade”. (Luciano Schuch)

 

Texto: Fritz R. Nunes
Imagem: Reprodução
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Memorando Circular nº 07 de 13 de julho de 2023

- Memorando Circular nº 09 de 11 de agosto de 2023

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias