Diretoria da Sedufsm chama GT Carreira e membros de comissões do CEPE para discutir encargos docentes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/10/23 20h22m
SVG: views 1382 Visualizações

Encontro acontece nesta terça-feira, 24, às 17h, na sede da SEDUFSM

Alt da imagem

A diretoria da Sedufsm realiza nesta terça, 24, às 17h, uma reunião do Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) para a qual foram convidados(as) integrantes das comissões que integram o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão- CLN e Comepe- para ampliar a discussão sobre a proposta dos encargos docentes. A atividade ocorre presencialmente, na sede da Sedufsm (rua André Marques, 665).

O evento desta terça-feira, convocado pela Sedufsm, também é decorrência dos acontecimentos da semana passada, quando as comissões do CEPE (CLN e Comepe) encaminharam uma solicitação à reitoria, pedindo mais informações e mais debates a respeito da proposta dos encargos docentes, e também o próprio fato de o reitor Luciano Schuch, ter anunciado uma audiência pública sobre esse tema para segunda, 30 de outubro.

Para o presidente da Sedufsm, professor Ascísio Pereira, a não apreciação pelo CEPE da proposta de minuta dos encargos, na última sexta, 20, o encaminhamento, pelo gabinete do reitor, de uma audiência pública para debater o tema na próxima segunda, 30 de outubro, somados ao anúncio da Administração Central de que está suspensa a tramitação da minuta que alterava progressões e promoções na carreira, demonstram que a mobilização realizada pela Sedufsm, com apoio da base docente, está surtindo efeito.

Ascísio destaca que está havendo uma compreensão por parte de professores/as que um encaminhamento equivocado de uma proposta sobre encargos docentes, por exemplo, sem levar em conta a sobrecarga de trabalho, pode impactar de forma decisiva na progressão na carreira.

Por outro lado, analisa ele, a atuação da seção sindical, chamando reuniões com a categoria, assembleias e, ao mesmo tempo, incentivando as discussões setoriais, apontou qual o caminho a ser percorrido, que se dá pelo viés da participação democrática. “Se alguém esperava que houvesse uma aceitação tácita da categoria de propostas prejudiciais, ou que conselheiros e conselheiras simplesmente chancelassem propostas vindas de cima para baixo, a realidade mostrou que esse é um pensamento equivocado”, frisa Ascísio.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Arte: Italo de Paula
Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato finaliza reuniões para construção de proposta de encargos docentes

SVG: calendario 05/12/2023
SVG: tag Minuta
Colaborações de docentes das Unidades serão importantes na elaboração de documento da Sedufsm que será enviado aos conselhos superiores

Sedufsm segue na construção colaborativa de nova proposta sobre encargos docentes

SVG: calendario 30/11/2023
SVG: tag Minuta
Reuniões buscam atender demandas dos professores e professoras, e se encerram terça-feira, em Cachoeira do Sul

Sedufsm intensifica debates para proposição de nova minuta sobre encargos docentes

SVG: calendario 24/11/2023
SVG: tag Minuta
As reuniões, que iniciaram dia 16 de novembro, seguem até dia 5 de dezembro contemplando centros e campi da UFSM

Veja todas as notícias