Sedufsm promove oficina de música na UFSM nesta quinta (13) SVG: calendario Publicada em 12/03/25
SVG: views 108 Visualizações

Atividade com professor Daniel Morales terá repertório de canções latino-americanas e ocorre em conjunto com a Jornada de Lutas e a semana de acolhimento às e aos docentes

Alt da imagem

Como parte da programação de acolhimento aos docentes e da Jornada de Lutas, a Sedufsm promove, nesta quinta-feira, 13 de março, uma atividade cultural especial: a Oficina de Música da UFSM, com coordenação do professor Daniel Morales. O evento ocorre a partir das 13h30 no Centro de Educação (CE), prédio 16B, no campus da UFSM Santa Maria, e é aberto a toda a comunidade acadêmica.

A Oficina de Música, coordenada por Morales, é um projeto de extensão com mais de 30 anos de atuação em diversos municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Uruguai e Argentina. O repertório abrange a música popular latino-americana, com gêneros como samba, chacarera, candombe e milonga, refletindo a diversidade cultural da região do Prata. Segundo o professor Daniel Morales, a proposta do grupo é interpretar a musicalidade de um 'país de milonga', conceito que ultrapassa fronteiras políticas e une territórios e tradições.

Dentre as músicas que serão apresentadas, destacam-se "Semeadura", de Vitor Ramil e José Fogaça, trazendo o estilo moderno gaúcho; "Km 11", do argentino Tránsito Cocomarola; e "Todo Cambia", composta por Julio Numhauser, integrante de um grupo chileno exilado na Europa durante a ditadura de Pinochet, canção que traduz a resistência e transformação e que foi composta por Numhauser durante seu exílio na Suécia. 

Os arranjos da Oficina buscam mesclar elementos clássicos e contemporâneos, utilizando instrumentos como piano, contrabaixo e violão, para dialogar com diferentes públicos, incluindo o mais jovem. Ao lado de Daniel Morales (piano), integram a apresentação os músicos Igor Fuchs (contrabaixo), Gabriel Jardim Pinto (violão) e a cantora Luiza Gomes.

A atividade ocorre no mesmo período em que a Sedufsm dialoga com as e os docentes sobre o cumprimento do acordo da greve do ano passado, incluindo a questão do reajuste salarial que segue pendente. A música, portanto, chega como um momento de encontro e cultura em meio a esse período de luta, mobilização e acolhimento. Para mais informações sobre a Jornada de Lutas dos docentes na UFSM, leia aqui.

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

GT Carreira do ANDES-SN discute temas como o cumprimento dos acordos de greve

SVG: calendario 15/04/2025
SVG: tag Sedufsm
Diretora da Sedufsm participou de reuniões conjuntas do Sindicato Nacional, que ocorreram no Rio

Consu aprova pesquisa eleitoral à reitoria da UFSM com voto paritário

SVG: calendario 11/04/2025
SVG: tag Sedufsm
Sedufsm avalia positivamente decisão do Conselho e ressalta importância da campanha em defesa da democracia na instituição

Legislativo vem ganhando espaço de barganha na política de 'balcão', diz professor

SVG: calendario 10/04/2025
SVG: tag Sedufsm
Professor Felipe Corral reflete sobre a relação entre os poderes Executivo e Legislativo, governabilidade, democracia e Orçamento Federal

Veja todas as notícias