Notícias

03/12/2019   03/12/2019 17h28 | A+ A- | 250 visualizações

‘Ponto de pauta’ trata sobre a Sedufsm nos anos de FHC a Lula

Segunda edição dos 30 anos tratou do período que compreende de 1999 a 2009


Rafael Balbueno entrevistou os professores Carlso Pires (c) e Adriano Figueiró (d)

Foi ao ar na última segunda-feira, 2 de dezembro, no site e redes sociais, a segunda edição da série de programas ‘Ponto de Pauta’, alusivos aos 30 anos da Sedufsm. Para falar um pouco sobre a vida do sindicato, nos anos finais do governo Fernando Henrique e nos primeiros anos do governo Lula, o programa contou com a presença do professor Adriano Figueiró, diretor da Sedufsm entre 1998 e 2000, e Carlos Pires, diretor entre 2002 e 2006.

Durante o programa, os entrevistados falaram sobre alguns dos principais eventos que marcaram esse período, como por exemplo, o embate dos professores durante o governo do PSDB, em que o serviço público fora tratado sem consideração, com enxugamentos drásticos, sem reajuste nos salários, entre outros ataques, seguindo a cartilha neoliberal.

 Contudo, o governo do petista Lula, que assume em 2003, também é avaliado com muitas críticas, especialmente porque já inicia sacrificando os servidores públicos em favor do mercado, promovendo a reforma da previdência, medida que os petistas haviam rechaçado nos oito anos dos governos tucanos. Justamente esse tipo de política do governo Lula, entre outras, acaba fazendo com que a base do ANDES-SN se mova e aprove a desfiliação da CUT, em 2005, central sindical que passou a ser uma espécie de braço do governo.

A segunda edição do ‘Ponto de Pauta’ também destaca um dos projetos mais importantes da Sedufsm, que é o Cultura na Sedufsm, gestado em 2005, durante o período em que dirigia a entidade o professor Carlos Pires. O projeto, que já alcançou 80 edições, teve continuidade pelas diretorias seguintes que passaram pela direção da seção sindical. Na próxima semana será disponibilizada a terceira edição do ‘Ponto de Pauta’, que tratará do período 2009-2019.

O programa referente à segunda década pode ser conferido em vídeo e podcast através dos links:

FACEBOOK https://bit.ly/34IN1cg

MIXCLOUD https://bit.ly/2LhGcql

SITE https://bit.ly/2rap2nA

TWITTER https://bit.ly/2P3KpPu


Confira abaixo, o vídeo no you tube:

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Rafael Balbueno

Assessoria de imprensa da Sedufsm



Fotos



* Clique na foto para Ampliar!


Compartilhe com sua rede social!














© 2020 SEDUFSM
Rua André Marques, 665 - Centro, Santa Maria, RS - 97010-041
Website por BM2 Tecnologia em Internet