Reunião do Conselho da UFSM que debateria o REDE é cancelada SVG: calendario Publicada em 08/07/20
SVG: atualizacao Atualizada em 10/07/20 15h20m
SVG: views 1284 Visualizações

Secretaria dos Conselhos justifica pela grande demanda enviada pelos Centros, mas DCE critica Reitoria

Alt da imagem
Reunião do CEPE, presidida pelo reitor Paulo Burmann (e)

A Secretaria dos Conselhos da UFSM encaminhou nesta quarta, 8, aos (às) conselheiros (as) que integram o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), uma mensagem na qual informa o cancelamento da sessão que ocorreria na sexta-feira, dia 10. O principal ponto de pauta da reunião seria a apreciação de uma minuta de resolução para a regulamentação do REDE (Regime de Exercícios Domiciliares Especiais).

Conforme a mensagem da secretaria (imagem anexada), o cancelamento ocorreu em função de que houve uma grande demanda de sugestões sobre o tema, que necessitam ser compiladas antes de serem encaminhadas à tramitação na pró-reitoria de Graduação e na Procuradoria Jurídica. Antes de ser levada ao plenário do CEPE, a proposta de minuta de resolução ainda precisa ser analisada nas comissões do Conselho. Na correspondência do órgão assessor do Conselho não fica especificada uma nova data para o encontro.

O cancelamento da sessão do CEPE gerou críticas por parte do Diretório Central de Estudantes (DCE). Em um grupo de whatsapp, a coordenação do DCE reclamou do cancelamento a dois dias da data marcada. “Mais uma vez o Reitor potencializa os danos causados por este Regime, ao invés de apresentar soluções”, diz o texto da entidade, que na última reunião do Conselho, em 18 de junho, levou à apreciação a proposta de cancelamento do REDE, que foi rejeitada pela maioria dos conselheiros.

Contatado pela assessoria de imprensa da Sedufsm, Mateus Lazaretti, da coordenação do Diretório Central de Estudantes, afirmou que desde o mês de abril a entidade defende a suspensão do REDE para que a comunidade universitária pudesse ser ouvida. “O grande número de contribuições que agora chega demonstra que há um atraso no processo de ouvir os segmentos”, frisou Lazaretti.

Reitoria

Não conseguimos contato com a reitoria da UFSM antes do fechamento desta matéria. Entretanto, na semana passada, em matéria publicada no dia 3, o vice-reitor, professor Luciano Schuch, havia destacado que o REDE é um instrumento opcional, e que está em constante processo de aprimoramento. No depoimento, Schuch afirmou que “a Administração da UFSM está em constante diálogo com a Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd), com a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP), com os coordenadores de cursos, com os diretores de unidades e, agora, com os dados disponíveis, será possível ‘aprimorar o REDE’, bem como buscar soluções para os desafios colocados na ordem do dia”.

 

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Print

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professora da UFSM destaca importância do Plano Municipal de Redução de Risco

SVG: calendario 10/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Andréa Nummer foi a entrevistada da 105ª edição do ‘Ponto de Pauta’

Reajuste docente injeta R$ 5,6 milhões mensais em Santa Maria e região

SVG: calendario 04/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Em termos nacionais, a recomposição salarial significará R$ 16 bilhões na economia em 2025

Ditadura civil-militar brasileira usou tortura como política de Estado

SVG: calendario 30/06/2025
SVG: tag Sedufsm
Constatação foi feita durante evento do grupo Cálice, em parceria com a Sedufsm, na última sexta, 27

Veja todas as notícias