Sedufsm reforça chamado para Jornada de Lutas em defesa da vida e contra o governo SVG: calendario Publicada em 09/07/20
SVG: atualizacao Atualizada em 09/07/20 18h06m
SVG: views 1216 Visualizações

Nesta sexta, sábado e domingo ocorrerão atos, paralisações e ações nas redes sociais

Alt da imagem

Esta sexta-feira, 10 de julho, deve iniciar com assembleias nos locais de trabalho e atrasos na produção em todo o país. Trata-se do primeiro dia da Jornada de Lutas convocada por movimentos sociais, partidos políticos e centrais sindicais – dentre essas a CSP-Conlutas, central à qual o ANDES-SN é filiado. Nomeada de “Jornada de Lutas para salvar vidas e o Brasil. Fora Bolsonaro, impeachment já!”, a mobilização se estende da sexta, 10, até o domingo, 12, tendo uma série de atividades virtuais e presenciais previstas. Essa é uma tentativa de ação unitária entre setores da classe trabalhadora e da juventude, insatisfeitos com as políticas negacionistas de Bolsonaro e com o fim do isolamento social nos estados e municípios. Até esta quinta-feira, 9, o Brasil contabilizava 68.055 mortes por Covid-19 e 1.716.196 infectados pela doença.

Maristela Souza, diretora da Sedufsm e integrante da CSP-Conlutas no Rio Grande do Sul, diz que esses três dias de luta expressam claramente ao governo que os trabalhadores seguem atentos e unificados mesmo em meio ao isolamento demandado pela pandemia.

“Os ataques que nós já vinhamos sofrendo agravam-se cada vez mais com esse governo, que não se importa com as vidas perdidas e desconsidera a pandemia. Por isso também o uso da tarja preta, para mostrar que essas vidas importam. Precisamos nos unificar em torno da defesa de todos os nossos direitos, principalmente, neste momento, do direito ao isolamento social com dignidade. Nós, trabalhadores, produzimos toda a riqueza que há no mundo. Agora, precisamos nos isolar com qualidade para protegermos nossas vidas”, diz a docente.

Confira a agenda completa:

Sexta-feira (10/07)

4h – Assembleias e atrasos nos locais de trabalho

9h – Atos e carreatas

11h – Twittaço e ações nas redes sociais

17h – Live nacional Fora Bolsonaro e Mourão

20h – Panelaço Fora Bolsonaro e Mourão

*A CSP-Conlutas sugere que tanto na sexta quanto nos outros dias da Jornada os trabalhadores e a juventude utilizem roupas pretas e coloquem panos pretos em suas residências como forma de protestar contra as vidas perdidas em função da postura negacionista de Bolsonaro com relação à pandemia.

Sábado (11/07)

11h – Plenária Nacional Fora Bolsonaro. Atividade dividida em dois momentos: o primeiro apresentará a campanha “Fora Bolsonaro; impeachment já!”; no segundo, participantes serão divididos em salas virtuais regionais, o que ampliará as possibilidades de debate. Só terão acesso às salas virtuais os participantes previamente inscritos através deste link: https://forms.gle/eJsaBrQzQiiPMvDJ6.

Domingo (12/07)

Todo apoio aos atos que forem ocorrer pelo país. Que sejam tomados os cuidados sanitários recomendados pelos órgãos de saúde – como distanciamento entre as pessoas, máscaras e álcool em gel. Grupos de risco são orientados a ficar em casa.

Posição da CSP-Conlutas

A CSP-Conlutas participa da campanha “Fora Bolsonaro; impeachment já!” com as pautas centrais que vem defendendo nesse período da pandemia: “Em defesa da vida, quarentena geral com garantia de emprego e renda digna para todos. Fora Bolsonaro e Mourão, já”. Também seguirá na luta contra o racismo e o genocídio do povo pobre e em defesa dos trabalhadores de serviços essenciais, que desde o início da pandemia vêm se mobilizando por EPIs (equipamentos de proteção individual) e condições de trabalho.

Hoje o governo de Bolsonaro e Mourão acumula 48 pedidos de impeachment na Câmara dos Deputados.

 

Texto: Bruna Homrich

Arte: Bruno Silva

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Professora da UFSM destaca importância do Plano Municipal de Redução de Risco

SVG: calendario 10/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Andréa Nummer foi a entrevistada da 105ª edição do ‘Ponto de Pauta’

Reajuste docente injeta R$ 5,6 milhões mensais em Santa Maria e região

SVG: calendario 04/07/2025
SVG: tag Sedufsm
Em termos nacionais, a recomposição salarial significará R$ 16 bilhões na economia em 2025

Ditadura civil-militar brasileira usou tortura como política de Estado

SVG: calendario 30/06/2025
SVG: tag Sedufsm
Constatação foi feita durante evento do grupo Cálice, em parceria com a Sedufsm, na última sexta, 27

Veja todas as notícias