Kiss: pandemia é mais um entrave às famílias na busca por justiça SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 15/07/20 12h18m
SVG: views 1256 Visualizações

AVTSM está fechada no momento, mas há expectativa quanto ao retorno do Judiciário

Alt da imagem
Flávio Silva: AVTSM aguarda fim do isolamento social para que júri de réus possa ocorrer

A expectativa dos familiares que perderam entes queridos na tragédia da boates Kiss, em 27 de janeiro de 2013, era de que este ano finalmente ocorresse o julgamento dos acusados (dois ex-proprietários da casa noturna e mais os dois músicos). No entanto, o desencadeamento da pandemia de Covid-19 acabou sendo mais um entrave na tentativa de que finalmente se chegasse a um veredicto em relação à culpabilidade dos responsáveis pelo incêndio, que ceifou a vida de 242 pessoas, além de provocar centenas de feridos.

Conforme o presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva, no início de maio ocorreria a análise, pelo Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), do pedido para que o julgamento dos quatro réus ocorra em Porto Alegre. Em virtude do isolamento social, e a suspensão do trabalho presencial, a apreciação pelo TJ foi suspensa. 

Atualmente, conforme a decisão em vigor, três réus serão julgados na capital, e um quarto, que é um dos músicos, em Santa Maria. Para Flávio, não tem sentido que os familiares tenham que passar duas vezes pelo mesmo sofrimento. Sendo assim, já que o Judiciário não permitiu que os réus fossem julgados em Santa Maria, a intenção da AVTSM é de que haja apenas um júri, com todos os réus em Porto Alegre. Há uma certa ansiedade por parte da Associação pelo retorno das atividades presenciais na justiça gaúcha.

Perguntado sobre o andamento do trabalho da AVTSM nesse período de isolamento social, Flávio Silva disse que a sede, que funciona junto ao prédio da Antiga Reitoria da UFSM, está fechada. Segundo ele, os medicamentos que muitos precisam continuam sendo adquiridos com um bom desconto junto a uma rede de farmácias da cidade. Em relação a possíveis famílias com vulnerabilidade social, Flávio explicou que a Associação ajudou muitos deles até 2015, mas que depois dessa data, não houve mais necessidade.

 

Texto: Fritz R. Nunes

Foto:Arquivo

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

UFSM promove vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda, 12

SVG: calendario 06/12/2022
SVG: tag COVID-19
Ação ocorre no campus sede da universidade, das 8h às 12h

Aumento de casos Covid-19: infectologista defende intensificação na vacina de reforço

SVG: calendario 02/12/2022
SVG: tag COVID-19
Alexandre Schwarzbold diz que cerca de 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço

UFSM recomenda cuidados para evitar agravamento da Covid-19

SVG: calendario 30/11/2022
SVG: tag COVID-19
Instituição sugere retomada do uso de máscara facial e manter vacinação em dia

Veja todas as notícias